terça-feira, 14 de julho de 2009

O que tem em comum o Dia do Rock, o dia do cantor sertanejo e o calendário gregoriano.

Hoje é o dia! Amanhã será o dia! Dia tal será o dia! Ou melhor,... aquele dia foi "o dia"!

Nós, seres humanos sempre vivemos um grande dia para lembrar para todo sempre. Ou estamos constantemente na espectativa de um acontecimento ou um evento agendado, no qual esperamos vivenciar emoções ou concretizar realizações que há muito nos preparamos. E que certamente ficará marcado em nossas vidas como uma data a ser lembrada e comemorada.

E isso passa a acontecer regularmente, tanto individual quanto coletivamente, tendo em vista a lembrança de um acontecimento, de um fato que influenciara uma conquista, uma vitória, quer para si próprio, quer para a sociedade em geral, gerando um novo modo de pensar ou uma nova
mudança de comportamento.

A propósito, hoje é o dia da Liberdade de expressão, preconizado no Artigo 13 da Convenção americana de direitos humanos, que inspirou a atual Constituição brasileira, cujo artigo nº 5 IX, foi vinculado no Blog do Guara como primeira postagem teste, em 11/03/2008.
Além disso, a data de hoje, (14/07) nos faz lembrar um dos mais importantes acontecimentos da história da humanidade: a Revolução Francesa, que tinha como lema os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Importantíssimos acontecimentos, posto que sem estes não estaríamos aqui manisfestando nossa opinião através da grande rede e, transmitindo matérias para informação, conhecimento ou entretenimento, aos que navegam nesse grande oceano de idéias.

Então como sabemos, o ano de 1988, não me ocorre no momento o dia e o mês exatos, ficou pra sempre gravada na memória do povo brasileiro como o ano que nasceu a atual, e penso que já defasada Constituição Brasileira, que viria a reorganizar a vida social do país. Doravante o ano de 1988 será sempre lembrado como o ano da última Lei maior do Brasil, até a sua próxima alteração, considerando obviamente a adoção do modelo atual de calendário chamado gregoriano, pois pelo que consta já existem estudos para novas alterações na forma de contarmos dias da semana, meses e anos, visto que não é o único existente, e utilizado para contar a história universal.

Por que estamos nos referindo ao Calendário que utilizamos? Porque foi este que fixou a regra, por exemplo de dividir a contagem dos anos, como sendo Antes de Cristo e Depois de Cristo. Além de nominar pela primeira vez, como vemos neste artigo, os dias da semana como: Domingo: dia do Senhor; segunda-feira: dia da Lua; terça-feira: dia de Marte; quarta-feira: dia de Mercúrio; quinta-feira: dia de: Júpiter; sexta-feira: dia de Venus; sábado: dia de saturno.
Pois bem, como dito, já que utilizamos por ora o calendário gregoriano, prestes a ser modificado, vamos retornar ao dia de ontem, 13/07/09. E já que utilizamos este modelo para fixar dia disso, dia daquilo, vale lembrar que nesta data aconteceram fatos também relevantes que vale a pena relembrar.
O que achamos de interessante relacionado com a data de ontem? Nada. Apenas uma leve coinscidência, ou um ponto de inspiração nas iniciais AC/DC, que se tornou a denominação de uma famosa Banda de Rock que apoiou um evento chamado Live Aid.
Este mega evento que reuniu mais de 60 artistas, dentre eles: Paul McCartney, The Who, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madonna, Black Sabbath, Sting, U2, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, e outros, seria lembrado 20 anos depois, como o Dia internacional do rock.
Mais tarde em 2005, Bob Geldof organizador do evento, apoiado pelo vocalista do U2, voltou a organizar outra ação beneficiente dessa vez com o intuito de pedir o perdão da dívida externa dos países pobres ao grupo dos mais ricos. Apesar do sucesso do evento, o pedido não foi atendido.

Veja um especial sobre o Dia Mundial do Rock.

Em homenagem lembre U2:



Por outro lado, a data de 13/07/09, também é lembrado como o dia do cantor sertanejo.
Este estílo pop que evoluiu da verdadeira musica "caipira" é muito curtida, exclusivamente nos estados do Mato Grosso, São Paulo e Paraná, onde o universo sertanejo está sempre presente.
Eu também gosto e para aqueles que gostam, também deixo uma homenagem...

Relembrar datas e comemorar a mudança que elas representaram, faz parte da vida das pessoas. Ignorando calendários que muito pouco acrescentam para nossa evolução, indepentemente da noção do tempo.

.

Você vai gostar de ver estas postagens:

O Bom e Velho rock and roll.
The Beatles Rock Band.
The Beatles na Universidade.
Expontaneidade infantil.
Acontece em Imbituva.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger