quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Relembrando o desparecimento das Sete Quedas.

Há 28 anos desaparecia da face da terra uma das relíquias da natureza. Um dos principais pontos turísticos da cidade de Guaíra no Estado do Paraná cedeu lugar às barragens da segunda maior hidrelétrica do mundo.


Veja neste video de 1936 como eram as Sete Quedas.




Muita gente viu sòmente em filmes e fotos a exuberância de um volume de água 5 vezes superior às Cataratas do Iguaçu. No entanto, milhares viram ou conviveram com um dos maiores espetáculos naturais que desaparaceu pela intervenção do homem. Os habitantes de Guaíra, os moradores da cidade paraguaia de Salto del Guairá guardarão pra sempre na memória, imagens que jamais serão reproduzidas pela natureza.



 

No lugar onde existiram as Sete Quedas, hoje está a  segunda maior hidrelétrica do mundo. A Itaipú Bi-nacional, hoje responsável pelo fornecimento de energia elétrica para quase 100% das áreas do Paraguai, parceiro do monumental investimento. A energia gerada para o mercado brasileiro é transmitida pela Furnas Centrais elétricas até o Estado de São Paulo, de onde é distribuída para cinlco regiões brasileiras, inclusive Norte e Nordeste.
As Sete Quedas cederam lugar a um complexo gerador de energia visando o progresso e a melhor qualidade de vida para milhões de pessoas. Se acaso não existisse, como estaria agora a vida dos brasileiros?
 
De qualquer forma, até quando o homem irá penalizar a natureza em nome do progresso, em benefício da população sem que no futuro seja ele próprio penalizado pela ação predatória? Não seriam as variações da temperatura e os fenômenos climáticos, que tanto transtorno e sofrimento tem trazido aos habitantes do sul e sudeste do país, resultados da ação irracional do homem para com a natureza? 
 
O que me parece é que o progresso, que é bom para o ser humano, está dando de dez a zero na natureza. Mas, se ela própria resolver reverter a situação, cansada de derrotas? Não é o que começa a acontecer? Mas, e a evolução da espécie? Como era exatamente o mundo há cem anos atrás? Melhor ou pior de se viver? Ecologia e progresso dá muito o que pensar...



Imagem: Google               

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger