terça-feira, 13 de julho de 2010

13 de julho - dia internacional do Rock.

Há exatos 25 anos acontecia o Megaespetáculo de rock and roll chamado de Live Aid. No dia 13 de Julho de 1985, artistas consagrados do rock se reuniram simultâneamente em  Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, EUA. A finalidade era arrecadar fundos em prol  da vítimas da fome que assolava a Etiópia, na África. Pretendiam chamar a atenção das nações ricas para este flagelo que até hoje assombra grande parte da humanidade. Neste dia comemora-se o Dia Internacional do Rock, instituído pela Organização das Nações Unidas, (ONU) como homenagem ao grande acontecimento.
Naquela ocasião, ou um pouco mais a frente, aqui no Brasil o cantor compositor Raul Seixas afirmava em uma de suas composições, que o pai do rock era o diabo. Ressalvada a expressão irreverente do roqueiro brasileiro, ainda hoje persiste a dúvida de quando e onde nasceu o Bom e velho Rock and Roll. De verdade o que se sabe mesmo, é que a irreverência acompanha o estilo musical desde o começo da sua existência. A história apresenta duas versões quanto à genuína paternidade da musica barulhenta.

Alguns alegam que o rock and roll nasceu da mistura de vários gêneros musicais, nos Estados Unidos, por volta de 1940. Mas ficou a dúvida quanto a sua primeira denominação. Uma composição gravada por Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm, chamada "Rocket 88", naquele tempo, fora a primeira a ser assim chamada. "Mas a primeira a atingir o topo das paradas foi “Rock Arond The Clock” de Bill Haley (considerado o Pai do Rock) por volta de 1955, abrindo caminho para a nova onda da cultura popular."

No entanto, quando pesquisei para postar sobre o assunto lá em outubro de 2008, verifiquei que "a revista Rolling Stones de 2004, argumenta que “That’s All Right (Mama)”, o primeiro single de Elvis Presley, de 1954, foi o primeiro registro de Rock and Roll da história. Mas, àquela altura “Shake, Rattle & Roll”, de Big Joe Turner, posteriormente regravada por Haley, já estava no topo da parada."
Foi divulgado que naquele dia 13 de Julho de 1985, durante as 16 horas de show, foram arrecadados em torno de 100 milhões de dólares. Dentre os que participaram no grande evento, constam nomes famosos e bandas que fizeram muito sucesso com o rock and roll, como: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, Joan Baez, David Bowie, Mick Jagger ( o pé frio da copa), Sting, U2, Pual McCartney, Black Sabbath.

Os citados sempre farão parte da história desse estranho e fantástico fenômeno que emocionou e embalou sonhos de várias gerações. Para muitos, uma comunidade alienada. Porém, com atitude consciente perante os grandes problemas do planeta. E cobram essa mesma atitude dos governantes das nações mais ricas, em relação ao sofrimento dos povos subdesenvolvidos e seus problemas de sub-existência.

Hoje é um dia dia que merece sim, ser comemorado. Clique na imagem abaixo e ouça o melhor do rock and roll.

   
 Veja: o que tem em comum o Dia do Rock, o dia do cantor sertanejo e o calendário gregoriano.


Imagens: Photaki.
              Estadão.
        
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Maycoln Primo disse...

Opa, dia importante para nós
roqueiros do S14 abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger