segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa 2010 - Personagens e performances.

Acabou! A Copa 2010 realizada na África do Sul como todas até aqui, também foi emocionante. Surpreendente até certo ponto. Quem disputou a finalíssima foram duas seleções que não possuíam o título de campeã mundial. Grandes favoritas ficaram pelo caminho. No fundo já prevíamos os resultados, porém, não com a mesma precisão do que Paul, o Polvo "oráculo", um das personagens marcantes desta copa.
             

O povo sul africano, descontraído e hospitaleiro, encarregou-se de propagar o espírito da alegria fazendo soar alto as Vuvuzelas em todos os estádios. Muita gente não gostou muito. A FIFA até considerou proibi-la nos estádios. Mas ela já fazia parte do show. Contou com a adesão dos torcedores estrangeiros. E o som das Vuvuzelas era ouvido desde o início até o fim dos jogos. Ora incentivando, ora vaiando os jogadores.
Extra campo, um personagem ganhou fama,  e certamente produzirá boa fortuna por algum tempo. Um Polvo alemão, devidamente treinado, acertou todos os resultados em que atuou a seleção alemã. Previu sua eliminação, e por último foi infalível ao prever a Espanha como grande campeã da Copa 2010. Apareceu também um polvo fêmea, (Pauline) e um periquito (Nani) igualmente possuidores de dons proféticos. Porém não tão perfeitos. Contrariando Paul, ambos previram que a Holanda bateria a Espanha na final. Saíram de cena, mas ficarão na história. Quem irá usufruir da fama e glória será mesmo, o polvo Paul.
Outro personagem que marcou sua presença na copa da África do Sul, foi a Bola utilizada nos jogos. Batizada de Jabulani, não teve a aprovação unânime dos atletas. 
Na seleção brasileira, houve quem se referiu a Ela como sobrenatural, horrível, "bola de supermercado". Alguns alegaram que a Jabulani tinha vontade própria. Na verdade, Ela andou influenciando em algumas jogadas e ludibriando até os goleiros. No entanto, ainda ouviremos falar dela. Ela já apareceu nos campos brasileiros e pelo que consta, será utilizada por aqui.

Dentro das quatro linhas.

Dentro de campo, a famigerada Dona "Zebra", andou dando o ar de sua graça. Seleções tidas como favoritas foram ficando pelo caminho. França, Itália, Inglaterra não estiveram bem. A Argentina que tendo em seu respeitável plantel o melhor do mundo, Messi, sucumbiu diante da poderosa Alemanha que passou a ser considerada favorita para o título. Até encontrar a Espanha, que  a esta altura segundo especialistas (e o polvo) reunia todas as qualificações para ser campeã. Apesar de ter que aturar a presença inoportuna da Dona "Zebra" quando no início perdeu da Suíça por um a zero. 
Por fim, a nossa querida seleção canarinho depois de apresentar um excelente primeiro tempo contra a Holanda, decepcionou no segundo. Vítima de si mesmo, não se encontrou em campo, perdeu o controle emocional e foi facilmente dominada pelos holandeses.
Vivas ao selecionado da Espanha e a seus valores individuais que formaram um conjunto perfeito e mereceram a conquista do título, diante do futebol violento da Holanda que não conseguiu a mesma performance da partida contra o Brasil.
A arbitragem ao meu ver manteve-se discreta. Que eu lembre não influenciou diretamente nos resultados das partidas. Quando preciso, atuou dentro das regras. 
Na partida final obtive a resposta  para uma pergunta que formulei no começo - é possível uma grande Zebra? Mesmo assim optei por ficar com o palpite de Pauline e Nani, contrariando Paul. Apostei na Holanda, (perdi o bolão) imaginei que Dona "Zebra" poderia fazer uma visitinha inesperada.
Nessas alturas, há muita alegria no reino espanhol. Os fiéis escudeiros da mais bem composta seleção da copa 2010, recebem na corte um abraço afetuoso. São como nunca, amigos do Rei.

Performances individuais.

A FIFA escolheu como melhor goleiro da copa da África do Sul, Iker Casillas, capitão da Espanha, que recebeu também o prêmio "Fair Play" como a seleção mais correta da disputa. Casillas, que tinha sido criticado pelo gol sofrido contra a Suíça, teria se distraído com a presença de Sara Carbonero. A linda repórter de campo, é sua namorada. Depois de receber a medalha ele foi entrevistado por ela, e ao vivo, emocionado, tascou-lhe um beijo ao vivo.


Via: FutebolFFV.   
  
Os craques brasileiros não estiveram bem, nem nas fotos. Julio Cesar teve um "branco" em um momento crucial no jogo com a Holanda. Se atrapalhou com Felipe Bastos que teve uma atuação abaixo da crítica, cuja vontade de ganhar transformou-se em desespero levando-o à expulsão. Robinho, que até então vinha se apresentando bem, deixou-se levar pelo nervosismo. Igualmente, Kaká, não estando no melhor de suas condições físicas, não conseguiu desempenhar seu melhor futebol. O sagueiro capitão, Lúcio, talvez o único com a postura que esperávamos de todos.
Na beira do campo, Dunga, perdido, não  soube passar tranquilidade aos seus comandados. Saímos nas quartas de final, com o gosto amargo da derrota e da decepção.
Meu palpite para o melhor jogador da copa 2010, também foi furado. Julguei que Robben, da Holanda, levaria. O prêmio foi para o jogador uruguaio, Diego Forlan, autor de belíssimos gols. Teve a maioria dos votos, seguido por Sneijder, da Holanda.
Quem ganhou a chuteira de ouro foi, Thomas Muller, da Alemanha, que fez o mesmo numero de gols que David Villa, Fórlan e Sneijder. Thomas, levou também o troféu de jogador revelação da copa. Sem querer ser chato, este troféu poderia estar nas mãos de Paulo Henrique, (Ganso) se tivesse sido convocado.
Todo mundial de futebol nos revela fatos novos. Momentos de pura emoção que passarão para história. Como a do time que preferiu morrer a perder. Não será diferente em 2014. Porém se queremos ser os vitoriosos, no futuro, e continuarmos sendo os melhores nessa modalidade de esporte, teremos que passar por uma mudança profunda. Resgatar a origem do futebol que nos levou a conquistar o maior numero de títulos até o momento, sem a imposição de outro estilo qualquer que não o nosso.
Que venha 2014, e com ele o progresso do futebol brasileiro. Que a copa a ser realizada no Brasil venha acompanhada também das conquistas sociais para o povo, para o qual é realizado este magnífico evento. 
Que possamos realizar e fechar de modo espetacular, com vitórias em  todos os sentidos esse grande encontro fraternal entre as nações. Como fizeram nossos irmãos africanos neste ano.                     




     
Imagem: FutebolFFV.                           
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger