sexta-feira, 6 de maio de 2011

Facebook - rede social é alvo de boato eletrônico

Está rolando há alguns dias através do correio eletrônico um e-mail falso sobre o Facebook. O texto diz que a maior rede social do momento, se tornará  proprietária dos direitos de publicação de todas as fotos pessoais dos usuários cadastrados. E mais, sugere ainda que a pessoa altere as configurações do seu cadastro na rede para impedir que isso não possa acontecer. Como diria o Padre Quevedo - isso não existe! É mais um hoax disseminando pela Internet.
O boato foi desmentido pelo site E-farsas, que lembra os termos do serviço da rede prevê que cada pessoa tem os direitos autorais de sua propriedade intelectual. O que está claro na seção 2 do Termo de Direitos e Responsabilidades. Porém, poucos lêem esses termos na íntegra. É bom lembrar que o Facebook tem licença para exibir fotos e informações pessoais de qualquer pessoa cadastrada, dentro da rede. Mas, não fornece as informações postadas em qualquer conta, para terceiros.

 O texto do e-mail que circula na Web é o seguinte:

"ATENÇÃO: sexta-feira o Facebook, se tornará proprietário dos direitos de publicação de TODAS as suas fotos pessoais. Você precisa fazer uma rápida mudança. Clique em "Conta", "Configurações de Conta", "Anúncios do Facebook" (no topo), "Editar anúncios de terceiros", escolha "NINGUÉM" e clique em Salvar. Leva apenas 1 minuto. Compartilhe!"

Como sempre, pode-se verificar de cara, pelo menos duas das características dos hoax. Uma, a referência do dia da semana, sem especificação da data correta. Outra o termo "Compartilhe", constante em quase todos os textos apócrifos que vemos por aí.

O E-farsas informou ainda sobre um outro boato que se refere ao Facebook, começou a circular no mês de Março. "Mark Zuckerberg - um dos criadores do site de relacionamento - teria afirmado que "fecharia" o Facebook no dia 15 daquele mês". O site pesquisou e comprovou através de pesquisas que isso era mais um boato. Como podemos constatar.

Fica o alerta. Não repasse. Vamos contribuir para uma Internet limpa e verdadeira.

Mais informações aqui e aqui.   

Imagem: i9socialmedia.       

 
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger