terça-feira, 19 de junho de 2012

Saiba quanto rende o seu depósito na caderneta de poupança

Desde o dia 1º deste mês, já estão prevalecendo as novas regras para depósitos feitos na caderneta de poupança. Mais especificamente quanto aos rendimentos, que caíram um pouco, mas nada tão significativo que represente prejuízo ao poupador. A poupança continua com suas principais características que lhe deram credibilidade junto à população de um modo geral. Para os novos depósitos, os Bancos tiveram que promover algumas adaptações.
Posto que os valores já depositados estão sujeitos às regras antigas em relação aos rendimentos, para os novos depósitos não é necessário abrir uma nova conta de poupança. Os Bancos adaptaram o sistema de forma que os valores depositados daqui pra frente apareçam separados do saldo já existente. Isso porque estão sujeitos às  novas regras de rendimentos. Porém, fazendo parte da mesma conta, em uma variação diferente, mas compondo um só total.

As últimas notícias sobre investimentos e finanças pessoais, dão conta que os depósitos efetuados em contas de poupança aumentaram. Isto significa que a população continua com o bom hábito de poupar suas economias. Um aplicativo disponibilizado pelo site IG em sua página de Economia, facilita saber quanto rende durante um ano, o seu depósito na caderneta de poupança considerando a nova taxa de rendimento. Clique na imagem abaixo para conferir.

  Reprodução/IG-finanças

Poupança: entenda as novas regras [video]

É claro que se você pode poupar uma quantia maior todo mês ou dispõem no momento, de uma pequena fortuna, deve procurar novas opções de investimento a médio e longo prazos. Como os fundos de renda fixa e fundos de ações. Conforme o montante e prazo de aplicação, essas modalidades devem render um pouco mais. Mas muita atenção atenção com as taxas de administração cobradas pelos Bancos e o Imposto de Renda. No frigir dos ovos pode representar a mesma coisa. Dependendo dos fatores, valor e prazo, a diferença pode não ser tão significativa em relação aos depósitos em poupança. Vale lembrar que a poupança continua com os mesmos incentivos e vantagens de antes. Tais como, isenção do Imposto de Renda, liquidez imediata e limite mínimo apenas para o primeiro depósito, que difere de Banco pra Banco.

Especialistas em Economia apostam em uma alta da taxa Selic para os próximos meses. Como a Selic serve de base também para fixar as taxas da poupança, deve haver uma melhora nos rendimentos.  


Fonte: IG/finanças.


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e compartilhe. Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger