sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Internet - Nova regra da Anatel sobre velocidade já está valendo

Já está valendo deste ontem, Quinta (01), a nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que exige das empresas de Internet a entrega de no mínimo 20% da velocidade contratada e média mensal de 60%. Esses 20% é o dobro do que é estabelecido em contrato com as operadoras, e deve aumentar nos próximos dois anos. Chegando a 40% a mínima e 80% a média em 2014. 
O próprio usuário pode medir a velocidade de sua conexão, inclusive em seus notebooks, tablets ou smartphones através de uma ferramenta que a Anatel disponibilizou no site: www.brasilbandalarga.com.br. O  Comitê Gestor da Internet (CGI-br) também tem uma ferramenta, a SIMET (www.simet.nic.br), com versões para dispositivos Android e iOS. Veja quadro abaixo.


Segundo informações do site Olhar digital, as medições da qualidade da banda larga fixa serão feitas por meio de um equipamento medidor - batizado de whitebox - instalado nas conexões de voluntários. Para participar do projeto, basta fazer a inscrição no site brasilbandalarga através do preenchimento de formulário. Serão selecionados até 12 mil voluntários em todo o Brasil. As medições avaliarão as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.  

A reportagem informa ainda, que "a metodologia e os procedimentos referentes às medições foram definidos pelo Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ), grupo de trabalho coordenado pela Anatel com participação de representantes das prestadoras, da Entidade Aferidora da Qualidade e de entidades convidadas, como o CGI.Br e o Inmetro."

Na opinião de Cristina de Luca, Diretora de Conteúdo do Grupo Now!Digital, "Uma coisa é certa. As novas regras vão trazer mais transparência para o consumidor, e como agora a Anatel trabalha mais próxima da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministérios da Justiça, a qual estão vinculados o Procon _ e que provocou aquela punição recente de suspensão de venda para as operadoras móveis _  medir, reclamar com a operadora e se não for atendido, reclamar com os Procons e a Anatel tem tudo para virar uma prática mais efetiva, já que vai  gerar uma métrica que certamente também será levada em conta na hora da Anatel avaliar as operadoras".


Fonte: idgnow
Informação: Olhardigital
Imagem: reprodução/Google

    
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Daniel disse...

Realmente até agora não consegui entender essas regras. Que obvio não claras mesmo, são pura enganação ? As operadoras na estão cumprindo como sempre e está por isso mesmo ?
Tenho internet a Fibra ( o que na represente obstáculo algum para velocidades) e minha velocidade (downloads, o que importa afinal...)fica “travada” nos 10 % pela operadora. Essas 20 % falados na forma até hoje liberados....

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger