sexta-feira, 4 de abril de 2014

Projeto Caixa Preta da Saúde ultrapassa 1700 denúncias


O projeto Caixa Preta da Saúde é uma iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), com a finalidade de receber denúncias da população sobre problemas encontrados na rede pública e particular. Em 23 dias, o projeto já recebeu mais de 1700 denúncias. Por enquanto, a demora no atendimento e e a falta de medicação, são os itens mais citados pelos usuários do SUS.
"Nosso interesse maior é mostrar a realidade do que está acontecendo no país. Em postos de saúde, hospitais, UPAs (unidades de Pronto-Atendimento)”, disse o presidente da AMB, Florentino Cardoso. “Queremos possibilitar que a população inteira do país inteiro se manifeste", completou.

O presidente da AMB lembrou ainda que o objetivo do projeto não é resolver todos os problemas relacionados à saúde brasileira, mas dar voz à população e, em seguida, pressionar o governo para tomar as providências necessárias. “Quando a denúncia se torna pública, os líderes tendem a se manifestar”, destacou Cardoso.


Qualquer pessoa pode acessar o site e relatar o problema de forma anônima. Basta clicar no mapa e indicar o Estado, a cidade e o local onde o problema foi constatado. É possível também, enviar fotos e vídeos.  

Todos sabemos dos muitos problemas de saúde, tanto pública quanto privada, no Brasil. Quando o cidadão pode dispensar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que é de responsabilidade do governo federal, estadual e também municipal, pagando um plano de saúde particular, quando precisa, enfrenta problemas parecidos.

Há razões para se acreditar na legitimidade e nas boas intenções do projeto. No entanto, se permanecer somente no aspecto da denúncia e não usá-lo como instrumento real de mudança, seja no sistema público ou privado, perderá sua razão de existir.    

(com informações do portal bandab)
Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger