terça-feira, 5 de agosto de 2014

Saiba as maneiras mais eficazes de fixar conteúdo


"No final dos anos 90, Gabriel O Pensador cantava o que ainda é a realidade de muitos alunos: “Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci/Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi”. Não importa se você é estudante do ensino fundamental, médio ou superior, para todos fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula é muito difícil. Por isso, para que você deixe de se identificar com a letra de “Estudo Errado”, veja algumas maneiras que são comprovadamente eficientes de estudar.

Anotar ainda é a melhor opção para guardar o que o professor expôs durante a aula. No entanto, atualmente, muitos alunos optam por deixar de escrever a mão para digitar num notebook ou tablet os principais conteúdos das disciplinas. Embora seja a opção de 64,3% dos estudantes, os eletrônicos acabam distraindo muitos alunos.

Segundo pesquisas recentes, alunos que digitam suas anotações tendem a gastar de 17 a 75 minutos jogando online (25%), navegando na internet (43%), conversando (68%) ou acessando suas contas de e-mail (81%). Por isso, se você prefere usar seu computador na aula, é essencial que você seja capaz de se concentrar. Caso contrário, você poderá prejudicar sua compreensão dos conteúdos e, consequentemente, seu desempenho.

Estudar diariamente é a melhor fórmula, ou seja, dedique cerca de 40 minutos todos os dias para se dedicar a alguma matéria, deixando tempo para rever os conteúdos vistos na manhã anterior e ao menos 10 minutos de intervalo para descansar. Revisando os conteúdos, as chances de fixação destes aumentam em 60%.

Mas como estudar? O método mais tradicional é muito eficiente, de maneira que ler suas anotações, reescrevê-las e pensar em exemplos que o ajudem a fixar a matéria ainda é uma opção válida. Contudo, se essa maneira é muito abstrata para você, você sempre pode sistematizar os conteúdos de formas criativas, como em poemas e músicas.
Tendo esses dados em mente, avalie qual é o melhor método para você e mude seus hábitos. O diploma pode ficar mais próximo caso você o faça."

Fonte: Universia Brasil


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger