sábado, 16 de maio de 2015

O Dia do Gari


“Aplaudir sempre foi um gesto de quem reconhece a dignidade do que vê. Aplaudimos artistas pela dignidade da beleza. Aplaudimos oradores pela dignidade da inteligência e da força retórica. Aplaudimos garis pela dignidade dos humilhados que não temem bravatas e ameaças”. (Vladimir Saflate, “Aplausos”, Folha de S. Paulo – em 11/03/2014).

reprodução/www.latuffcartoons.wordpress.com
Este é um trecho da matéria escrita pelo professor do departamento de filosofia da USP, Vladimir Saflate, em que classificou como um improvável acontecimento, o dia em que os garis foram aplaudidos pelo povo. Foi quando “a população do Estado do Rio de Janeiro saiu às ruas para aplaudir a paralisação dos garis, que reivindicavam aumento salarial para a categoria”, ocorrida nos primeiros dias do mês de março de 2014. A mesma que ocorre agora em Salvador (BA). Ocasião em que um vereador petista chamado Luiz Carlos Suíca, defendeu a atuação desses trabalhadores justamente no Dia do Gari, festejado neste sábado. 

Suíca defende atuação dos trabalhadores de limpeza urbana: “Os garis promovem a saúde”

"O Dia do Gari, celebrado neste sábado (16), é uma data pouco festejada e que não faz parte do calendário anual de homenagens às profissões. Mesmo assim, essa categoria de trabalhadores vem conquistando direitos e segue lutando por melhorias nos serviços de terceirização, por exemplo, que ainda são bastante precários no Brasil.
Ciente da trajetória sindical dos garis, o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), defende a atuação dos trabalhadores de limpeza urbana como fundamental para os moradores da capital. Para o edil, a categoria ainda precisa de melhores condições salariais e efetivação de direitos inerentes aos trabalhadores, como os benefícios voltados para assistência médica.

Suíca é secretário jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) e acompanha todos os passos da categoria, junto com a coordenadora-geral Ana Angélica Rabelo. “Esses trabalhadores querem estabilidade no emprego, serviços público de qualidade e não serem terceirizados para ficarem dois, três meses sem receber salários, que é o que acontece atualmente”, salienta Rabelo, que ainda lembra das constantes manifestações em diferentes municípios do interior da Bahia na luta por equidade salarial, respeito ao profissional e contra a ‘Lei da Terceirização’.

Para Suíca, os garis não são apenas coletores, varredores, motoristas ou recicladores. “Eles promovem a saúde na cidade, e, apesar disso, é uma categoria que muitas vezes é invisível. A busca do sindicato por melhores condições de trabalho e por melhores salários tem um destaque, que é a valorização destes companheiros, e que eles sejam considerados profissionais fundamentais. Porque uma cidade suja é uma cidade doente. E o Sindilimp tem conseguido fazer isso”, completa o edil petista" (Fonte: http://www.politicalivre.com.br/2015/05/suica-defende-atuacao-dos-trabalhadores-de-limpeza-urbana-os-garis-promovem-a-saude/).

***
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger