sábado, 3 de novembro de 2018

Política: confira a entrevista do diretor da Oxford sobre a ascensão e eleição de Jair Bolsonaro [vídeo]

Em entrevista à BBC News Brasil, Timothy J. Power, professor de ciência política e diretor da  Universidade de Oxford School of Global and Area Studies, disse que a ascensão e eleição de Jair Bolsonaro retirou "das salas de jantar" e trouxe a Público um pensamento conservador, que vinha fermentando no Brasil e encontrou no candidato do PSL seu porta-voz.
Segundo Power, muitas mudanças relativas às questões de costumes e direitos sociais nos últimos anos, como o casamento homoafetivo e a introdução de cotas raciais em universidades, tiveram um "efeito colateral". "Muitas pessoas se opunham a essas mudanças progressistas, mas não tinham uma voz para dizer isso. Bolsonaro articulava politicamente o que essas pessoas pensavam silenciosamente", afirmou. 

Desde de 2016, o professor de Oxford já considerava Bolsonaro competitivo e com chances de vitória, contradizendo boa parte dos analistas políticos, que a poucos meses das eleições previam uma "desidratação" da candidatura. Power sustentava esta visão tendo observado o crescimento de uma onda de direita, junto com a revolta contra a "política Tradicional" no Brasil, impulsionada pelos escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. 

Ele afirma que o PT contribuiu para a eleição do capitão reformado do Exército, declarando que o Partido dos Trabalhadores terá de se reformular, passar por um período de auto-crítica e reflexão. E se perguntar porque existiu em 2018 esse tal de "anti-petismo"no eleitorado, que já vinha desde as eleições municipais de 2016. Power também fez algumas previsões para o Brasil, diante das reformas impopulares em pauta no Congresso. Perguntado sobre, se a reforma da Previdência, por exemplo, se daria com base no "toma lá dá cá", o professor afirmou que não vê outra alternativa.  

Timothy J. Power estuda o Brasil há mais de 30 anos e é autor de dezenas de livros e artigos sobre o sistema político brasileiro, entre os quais Democratic Brazil Divided (Brasil democrático e dividido) e The Political Right in Postauthoritarian Brasil (A Direita Política no Período Pós-autoritário Brasileiro). 

Acesse a matéria completa e leia os principais trechos da entrevista. Abaixo, o vídeo.


Fonte: BBC Brasil
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger