segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Documentário sobre o golpe que derrubou Dilma Rousseff é indicado para concorrer ao Oscar 2020

O Documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, foi escolhido para concorrer ao Oscar 2020. Entre os melhores de 2019, segundo o The New York Times, o filme mostra passo a passo como foi o processo arquitetado pela direita que acabou derrubando Dilma Rousseff da presidência da República, eleita democraticamente.
No documentário, a diretora Petra Costa mistura um pouco de sua história familiar e descreve o panorama político real do inesquecível e tumultuado ano de 2016, que terminou levando o vice-presidente Michel Temer à presidência, mais tarde preso por acusações de crimes corrupção e logo em seguida solto. 

Além dos esquemas escusos de Michel Temer, o documentário mostra a articulação do ex-presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, condenado e preso, na condução do golpe político e posterior processo do impeachment de Dilma Rousseff. O filme mostra também a crise social e polarização política que teve início com grandes protestos de junho de 2013 (Assista ao trailer, logo abaixo).

O filme de Petra Costa foi eleito pelo jornal norte-americano The New York Times, como um dos melhores do ano de 2019. Disponível na Netflix, Democracia em Vertigem vai concorrer com os documentários For Sama, American Factory, Honeyland e The Cave, em cerimônia que acontecerá no dia 09 de fevereiro, em Los Angeles. 

A indicação do documentário para o Oscar 2020, ganhou elogios de parlamentares de esquerda, porém os de direita reclamaram e criticaram a indicação, nas redes sociais. No ano passado, Petra Costa concedeu entrevista ao editor do site Nocaute, Fernando Morais, contando detalhes do Democracia em Vertigem. Confira abaixo. 




Fonte: Nocaute/Falando Verdades
Imagem: reprodução/Foto: Diego Brasani 

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger