quarta-feira, 29 de julho de 2020

Governo Bolsonaro terá 10 dias para explicar por que monitorava 579 opositores

www.seuguara.com.br/Ministério Público Federal/Ministério da Justiça/PGR/governo Bolsonaro/
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento preliminar para buscar informações sobre o monitoramento de 579 opositores do governo do presidente Jair Bolsonaro que teria sido promovido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça.
www.seugura.com.br/Ministério Público Federal/MPF/PGR/governo Bolsonaro/
Em ofício ao governo federal, o procurador regional dos Direitos do Cidadão Eurico Rodrigues de Freitas, que atua no Rio Grande do Sul, deu prazo de dez dias para que sejam fornecidas informações como a base legal que justificou a apuração, a indicação do objeto do relatório de inteligência e a motivação de sua instauração. 

O MPF também pede a relação de autoridades que tiveram acesso ao documento e o motivo da decretação do sigilo sobre o material produzido pelo governo. O procedimento instaurado tem o nome de notícia de fato. 

A existência do relatório foi revelada na semana passada pelo colunista Rubens Valente, do Uol. O dossiê lista 579 servidores federais e estaduais da área de segurança e professores de todas as regiões do país identificados como integrantes do movimento antifascismo.

A secretaria de Operações Integradas (Seopi) foi criada pelo então ministro Sergio Moro no ano passado. O jornal O Estado de S.Paulo mostrou que após André Mendonça assumir o Ministério da Justiça em abril as atribuições do órgão foram alteradas.     

Um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal foi indicado para comandar a secretaria e teria solicitado uma investigação de movimentos que poderiam colocar em risco a 'estabilidade política do atual governo'. 

Imagem: reprodução/Foto: Agência Brasil

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger