segunda-feira, 20 de julho de 2020

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e funciona, dizem cientistas


www.seuguara.com.br/vacina/covid-19/coronavírus/Oxford/
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que a vacina que desenvolve contra a covid-19 é segura e apresentou uma resposta imune em quem a testou. Os resultados são das duas primeiras fases dos testes de imunização - a terceira acontece agora em vários países, inclusive o Brasil. O efeito deve ser reforçado com uma segunda dose da vacina, afirmam.
www.seuguara.com.br/vacina/covid-19/Oxford/testes/
Os dados são de estudo publicado na revista científica The Lancet. O estudo foi randômico, com participação de 1.077 pessoas saudáveis. Elas estavam divididas em dois grupos: 543 pessoas receberam a vacina experimental, sem saber o que estavam tomando, e outras 534 receberam uma vacina de meningite (o grupo controle). Os ensaios mostram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias da administração da dose.

A vacina, desenvolvida pela universidade em parceria com a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, é uma das opções que estão na fase três de testes, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo aponta que a resposta imune chamada de célula T é produzida 14 dias após uma primeira dose e os anticorpos apareceram depois de 28 dias. A segunda aumenta a imunidade.

"Exatamente o tipo de resposta que esperávamos", declarou Andrew Pollard, professor de pediatria na Universidade de Oxford, falando sobre os resultados. 

Os efeitos colaterais constatados foram pequenos e puderam ser reduzidos com os pacientes tomando paracetamol. Entre eles estão a fadiga (em 70% dos que tomaram a vacina contra a covid-19) e dores de cabeça (em 68% dos que tomaram). Outros efeitos incluem dores musculares, calafrios e estado febril.

Outros estudos serão feitos, incluindo em grupos mais vulneráveis como idosos, para testar a segurança. Apesar da criação da resposta imune, ela foi medida em laboratório e ainda são necessários mais testes para confirmar, de fato, se a vacina impede a infecção, esclarecem os cientistas. Isso deve acontecer na fase 3 em andamento.

Corrida pela vacina

Segundo a OMS, há 163 vacinas em teste contra o coronavírus, 23 destas na fase de testes em humanos. Os dados são de balanço apresentado no último dia 14.

O vacinologista de Oxford Adrian Hill diz que é difícil comparar a efetividade das várias vacinas que estão sendo testadas, já que os parâmetros não são os mesmos. "Gostaríamos de testar as outras vacinas no nosso laboratório", afirma. 

A produção de vacina tem três etapas. Na fase um, há avalização preliminar com poucos voluntários adultos, que são monitorados. Na fase dois, centenas de participantes são incluídos nos testes, que indicam informações sobre doses e horários que serão adotados na fase seguinte. Os pacientes são escolhidos de maneira aleatória e são bem controlados pelos cientistas. A expectativa é ter uma avaliação definitiva da eficácia e da segurança da vacina para só então acontecer o registro sanitário.

Embora os estudos avancem em várias partes do mundo, o prazo de 12 a 18 meses para liberação é considerado um recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta. 

Imagem: reprodução

[Doria diz que testes com vacina chinesa contra Covid-19 devem levar 90 dias: "SÃO PAULO (Reuters) - Os testes clínicos de Fase 3 no Brasil com a potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela chinesa SinoVac Biotech começarão na terça-feira no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e deverão estar concluídos em 90 dias, disse nesta segunda-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). (...) O estudo da potencial vacina chinesa será liderado pelo Instituto Butantan em 12 centros de pesquisa de cinco Estados e do Distrito Federal, junto 9 mil voluntários, que são profissionais da área de saúde. O início dos testes na terça se dará com a aplicação em 890 voluntários no HC da USP."]

[Vacina da Rússia contra coronavírus passa em testes e lançamento está previsto para agosto: "A Rússia é o primeiro país que está mais perto de iniciar a distribuição de uma vacina contra o coronavírus para a população. Após a conclusão dos ensaios clínicos com voluntários, cientistas daquele país disseram nesta segunda-feira (13), que esperam que a vacina seja distribuída já no mês que vem. A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura", disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisa clínica da Universidade Sechenov, à agencia de notícias russa TASS."]

['Não precisamos esperar por uma vacina, podemos salvar vidas agora', diz diretor-geral da OMS sobre a pandemia: (...) "Não precisamos esperar por uma vacina, podemos salvar vidas agora", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, afirmando que é urgente os países aplicarem a técnica do rastreamento dos contatos dos pacientes infectados pelo coronavírus. "Nenhum país conseguirá controlar sua epidemia se não souber onde está o vírus", orientou Tedros. "O rastreamento de contatos é essencial para localizar e isolar casos, além de identificar e colocar em quarentena os seus contatos."]

***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger