Revelação de que delação de Palocci é fantasia foi destaque
Ao menos dois inquéritos similares já foram arquivados, um que também falava do BTG e outro sobre o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Neste mês, o STF também anulou acusações produzidas em conjunto por Palocci e pelo ex-juiz Sérgio Moro às vésperas da eleição presidencial de 2018, em ação penal contra Lula.
As denúncias do ex-ministro petista foram usadas para vasculhar a vida pessoal e empresarial de dezenas de pessoas - que forma para o noticiário como cúmplices de crimes. Mas os delitos comprovados até agora foram praticados pelo próprio Palocci, que falsificou agendas de compromissos e contratos para dar ares de veracidade ao que disse. [Palocci contou mentiras e embolsou R$ 30 milhões para incriminar Lula]
Nesta quinta-feira (20/08), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu Habeas Corpus de ofício para suspender os efeitos de busca e apreensão contra o banqueiro André Esteves, que foram baseados na delação de Palocci. A decisão também suspende os aprofundamentos das buscas em dois inquéritos policiais.
Na decisão, o ministro Gilmar levou em consideração o fato, noticiado em primeira mão pela Conjur, de que o próprio delegado da Polícia Federal admitiu que a delação de Palocci não tinha lastro algum.
Imagem: reprodução/Foto: Antonio Cruz/ABr

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.