domingo, 23 de agosto de 2020

Revelação de que delação de Palocci é fantasia foi destaque

www.seuguara.com.br/Palocci/delação/
Por Rafa Santos, no Conjur - Cantada em verso e prosa como bombástica e tornada pública pouco antes da eleição de 2018, a delação do ex-ministro Antonio Palocci tem como elementos probatórios apenas notícias de jornais que, na coleta de provas, não se confirmaram.
www.seuguara.com.br/Antonio Palocci/delação/sem provas/
Essa foi a conclusão do inquérito gerado pelos 23 anexos da delação do ex-petista: o que trata de acusações em torno do Fundo Bintang - que envolvia pessoas como o ex-presidente Lula, Guida Mantega e André Esteves (BTG), entre outros. 


Ao menos dois inquéritos similares já foram arquivados, um que também falava do BTG e outro sobre o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Neste mês, o STF também anulou acusações produzidas em conjunto por Palocci e pelo ex-juiz Sérgio Moro às vésperas da eleição presidencial de 2018, em ação penal contra Lula.


As denúncias do ex-ministro petista foram usadas para vasculhar a vida pessoal e empresarial de dezenas de pessoas - que forma para o noticiário como cúmplices de crimes. Mas os delitos comprovados até agora foram praticados pelo próprio Palocci, que falsificou agendas de compromissos e contratos para dar ares de veracidade ao que disse. [Palocci contou mentiras e embolsou R$ 30 milhões para incriminar Lula]


Nesta quinta-feira (20/08), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu Habeas Corpus de ofício para suspender os efeitos de busca e apreensão contra o banqueiro André Esteves, que foram baseados na delação de Palocci. A decisão também suspende os aprofundamentos das buscas em dois inquéritos policiais. 


Na decisão, o ministro Gilmar levou em consideração o fato, noticiado em primeira mão pela Conjur, de que o próprio delegado da Polícia Federal admitiu que a delação de Palocci não tinha lastro algum.


Imagem: reprodução/Foto: Antonio Cruz/ABr


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger