sexta-feira, 22 de abril de 2022

O indulto saiu pela culatra. Por Alex Solnik

Por Alex Solnik*: Não contavam com a minha astúcia, costumava vangloriar-se o Chapolin Colorado quando conseguia sair por cima de uma situação francamente desfavorável. O mesmo deve ter pensado Bolsonaro ao responder à condenação de seu fiel correligionário com uma espécie de xeque-mate: a graça presidencial.
www.seuguara.com.br/Bolsonaro/Daniel Silveira/indulto/

Mas o indulto saiu pela culatra.


O decreto pode ser facilmente anulado por ter sido usado em proveito próprio (desvio de finalidade), violar o princípio da impessoalidade e apresentar uma justificativa que não bate com a realidade: comoção popular em virtude da condenação.


Como o documento dialoga com o processo contra o deputado, que ainda está aberto, deverá ser anexado pela defesa e encaminhado para análise do mesmo STF que o condenou por 10 a 1.

Ou seja: Bolsonaro será derrotado de novo por ao menos 9 a 2 e então não terá o que fazer "dentro das quatro linhas da constituição" senão engolir o sapo.


Ou então mandar um soldado e um cabo fecharem o STF. O que só passa pela cabeça oca do filho do presidente.


Ninguém acredita que as Forças Armadas se prestem a colaborar com a ruptura democrática sob o pretexto de blindar um deputado que não honra as calças que veste e dar mais poder a um presidente que apoia esse deputado.


O artigo 142 não faculta ao presidente usar a força militar para resolver um impasse institucional. E sim para garantir "a lei e a ordem", ou seja, intervir em situações de conflito armado que as forças policiais não conseguem controlar. 


Absurdo supor que a constituição-cidadã, que se contrapôs à ditadura militar, tenha aberto uma brecha para novo golpe militar.


*Alex Solnik é jornalista e escritor

Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger