sábado, 7 de maio de 2022

STF vê risco de interferência das Forças Armadas nas eleições

Publicado por David Nogueira, em O Essencial: De acordo com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), o ofício enviado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a divulgação das sugestões feitas pelas Forças Armadas para as eleições de outubro é um "movimento em busca de protagonismo no processo eleitoral".
www.seuguara.com.br/STF/Forças Armadas/TSE/Eleições 2022/

Chamou a atenção de três membros da Corte o movimento dos militares, que acontece dois dias após o encontro do ministro da Defesa com o presidente do STF, Luiz Fux. Apesar do incômodo com o documento entregue pela Defesa, integrantes do Supremo e do TSE não acreditam em uma nova crise entre os poderes.


Os magistrados disseram à jornalista Bela Megale que a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) estaria sendo usada como instrumento pelos militares. O general Paulo Sergio Nogueira relata, no documento, "a impossibilidade de ver concretizada" uma reunião solicitada por ele com o presidente do TSE, Edson Fachin.


Uma medida para evitar esse tipo de uso da comissão seria ampliar o número de participantes no grupo, que hoje é integrado por representantes do Congresso Nacional, TCU (Tribunal de Contas da União), Forças Armadas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral (MPE), além de especialistas na área de tecnologia e representantes de organizações da sociedade civil que atuam na área de transparência eleitoral.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger