sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Anatel manda desligar 5 milhões de "gatonets" e retira 1,4 milhão de aparelhos de circulação

Por Caíque Lima, no DCM: A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que prestadores de serviços cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de "gatonets" no país. Com ajuda da Polícia Federal, o órgão retirou de circulação 1,4 milhão de aparelhos clandestinos que seriam vendidos. A informação é do Estadão.
www.seuguara.com.br/gatonet/Anatel/

Os aparelhos permitiam que o usuário utilizasse serviços fechados de aplicativos, como streamings de filmes, de maneira clandestina. A determinação da Anatel começa a valer nesta quinta (9) e o corte será feito remotamente pelos prestadores de serviços, sem que seja necessário entrar na casa dos usuários. 


A identificação dos aparelhos clandestinos ocorre após avaliação técnica de um modelo específico. Posteriormente, são identificados os endereços dos servidores acionados pelos equipamentos e uma denúncia é feita contra os equipamentos. Por fim, a Anatel autoriza o bloqueio na rede dos produtos clandestinos.

A Anatel havia recebido informações do uso generalizado do recurso, fez uma avaliação dos dados recebidos e apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.


Os aparelhos são comercializados livremente pelo país, até mesmo em lojas com a Amazon, que possui serviço fechado de streaming, o Amazon Prime. Empresas como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Marcado Livre também oferecem modelos dos equipamentos clandestinos.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger