sábado, 18 de março de 2023

Major do Exército é condenado a dois anos de prisão por fazer campanha para Bolsonaro

Publicado por Beatriz Castro, no DCM: O major do Exército João Paulo da Costa Araújo, que foi preso preventivamente no ano passado por desobediência após fazer campanha para Jair Bolsonaro (PL), foi condenado a dois anos de prisão. A decisão foi tomada no último dia 10 pela Justiça Militar da União em primeira instância. As informações são da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.
www.seuguara.com.br/Major João Paulo da Costa Araújo/prisão/

Araújo foi preso preventivamente em aio de 2022 em Teresina (PI) por ter feito campanha política nas redes sociais e desrespeitado ordens superiores. Ele fez pelo menos 90 postagens no Instagram a favor de Bolsonaro, então candidato à reeleição.


O major chegou a nomear seu perfil na rede social de "político" e era pré-candidato a deputado federal pelo PL do Piauí. Ele não foi eleito.

A Justiça Militar aceitou a denúncia do Ministério Público Militar contra Araújo e tornou o militar réu por desobediência.


De acordo com o MP, Araújo descumpriu as ordens superiores "não só uma ou duas vezes, mas sim por 47 vezes". O major do Exército "ignorou de forma veemente a ordem emanada pelo Comandante da 10ª Região Militar, acabando por ofender os princípios basilares de hierarquia e disciplina".


O militar foi condenado em dois julgamentos na última semana. Um pelo Conselho Especial de Justiça, formado por um juiz federal e quatro militares, por se recusar a apagar os vídeos partidários que havia postado. E o outro processo foi por ter ignorado ordens militares. 

"O réu permaneceu publicando vídeos e postagens sobre o tema, ultrajando as ordens emanadas por seus superiores e ocasionando prejuízo à hierarquia e disciplina militares", escreveu o juiz da 10ª Circunscrição Judiciária Militar, Rodolfo Menezes.


Imagem: reprodução/rede sociais


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger