domingo, 7 de janeiro de 2024

Ciro perguntou a Bolsonaro sobre mutreta envolvendo a refinaria do caso das joias

Por Julio Cesar Silva, no DCM: Neste sábado (6), o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, compartilhou em suas redes sociais um trecho do debate presidencial de 2022, em que questionava o ex-presidente Bolsonaro sobre a venda da refinaria Landulpho Alves, na Bahia, para um fundo dos Emirados Árabes.

www.seuguara.com.br/Ciro Gomes/Bolsonaro/refinaria/venda /joias/

No vídeo, Ciro mesclou o trecho da pergunta com uma reportagem sobre os recentes escândalos envolvendo a refinaria. Após a Controladoria-Geral da União (CGU) revelar irregularidades no processo de venda da refinaria pela Petrobras, a Policia Federal entrou em cena para examinar o relatório elaborado.

As autoridades investigam se a venda da indústria abai do preço de mercado tem relação com as joias sauditas recebidas pelo ex-presidente. À época, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, tentou vender as joias nos EUA.

www.seuguara.com.br/refinaria Landulpho Alves/Petrobras/

A RLAM foi vendida por US$ 1,65 bilhão à Mubadala Capital, subsidiária do fundo soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, em novembro de 2021. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, encaminhou a auditoria da CGU à Diretoria de Inteligência Policial, que considerará e elementos obtidos nas investigações sobre joias dadas a Bolsonaro pelos governantes dos Emirados. 


O documento elaborado pela CGU também aponta que a negociação pode ter gerado um prejuízo de mais de R$ 10 bilhões. Segundo o relatório do órgão de controle, a RLAM, rebatizada posteriormente como Mataripe, foi vendida em um cenário de "tempestade perfeita" para negociações abaixo do preço do mercado, com incerteza econômica e uma cotação internacional do petróleo em baixa. 


Confira o vídeo compartilhado por Ciro: 


***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger