quarta-feira, 20 de agosto de 2025

São Paulo bate o Atlético Nacional nos pênaltis e vai às quartas de final da Libertadores

O São Paulo está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores 2025. Nesta terça-feira (19), no Morumbis, o Tricolor Paulista venceu o Atlético Nacional, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal de jogo e garantiu a vaga na próxima fase da competição. O São Paulo saiu na frente com gol de André Silva, no início do primeiro tempo. Os colombianos empataram na etapa final, com gol de pênalti convertido por  Morelos. Na decisão por pênaltis, Rafael defendeu uma cobrança e garantiu a classificação do Tricolor. Veja os melhores momentos. 
www.seuguara.com.br/São Paulo/Copa Libertadores 2025/oitavas de final/

No Morumbis lotado, com recorde de público na temporada, o São Paulo teve grande oportunidade logo no primeiro minuto de jogo. André Silva cruzou na área e a bola sobrou para Bobadilla, que ameaçou bater e tocou para Cédric Soares, que devolveu para Bobadilla chutar ao gol. No rebote caiu para Rodriguinho finalizar, mas a boal desviou na zaga e foi para escanteio. No lance seguinte, o Tricolor abriu o placar. Cédric Soares cobrou o escanteio, Alan Franco desviou de leve e a bola caiu para André Silva na segunda trave, que completou de cabeça para o fundo das redes, aos 2 minutos. Após a revisão pelo VAR, a arbitragem confirmou a validade do lance.

O confronto seguiu com intensidade para os dois lados. Aso 25', o São Paulo chegou com perigo em um chute de Marco António por cima do gol. Aos 35', o Atlético Nacional teve boa chance com Hinestroza finalizando de fora da área e Rafael fez a defesa espalmando para escanteio. Pouco antes do intervalo, teve um bom lance para Tricolor com Bobadilla arriscando de longe, mas nas mãos do goleiro Ospina. 


No segundo tempo, o confronto seguiu bastante disputado com as duas equipes buscando o gol. Aos 9', o Tricolor criou boa chance com Enzo Díaz recebendo bom passe de Marcos Antônio e chutando de primeira. Ospina defendeu espalmando para escanteio, mas a arbitragem marcou tiro de meta. Aos 16', Rafael fez grande defesa para salvar o São Paulo de levar o gol de empate. Marcos Antônio vacilou na saída, Hinestroza ficou com a bola e finalizou de fora da área, Rafael espalmou e Morelos pegou o rebote e bateu para Rafael defender e evitar o gol dos colombianos. 


Logo a seguir, o Atlético Nacional construiu boa jogada e Enzo Díaz derrubou Morelos dentro da área. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti. Morelos cobrou e converteu, deixando tudo igual no Morumbis. Na comemoração, Cardona provocou Ferraresi e recebeu cartão vermelho e o zagueiro do tricolor foi punido com cartão amarelo. Em vantagem numérica, o São Paulo partiu em busca do gol de empate. Aos 33', Ferreirinha fez uma ótima jogada pessoal, driblou três marcadores, invadiu a área bateu cruzado, mas o chute saiu para fora. Aos 37', Ferreirinha outra vez quase marcou ao receber ótimo passe de Lucas Moura e chutando colocado rente ao travessão.


Diferente do que produziu no empate em zero a zero no jogo de ida, em Medelin (COL), no qual o time colombiano desperdiçou dois pênaltis (um cobrado para fora e outro defendido por Rafael), desta vez o Tricolor paulista, incentivado pela torcida, presentou um futebol muito mais competitivo e mereceu sair com a vitória ainda no tempo normal. Aos 39', o São Paulo quase marcou o segundo gol. No cruzamento de Cédric, Luciano dominou dentro da área e girando na frente do marcador tentou finalizar. Porém, pegou mal na bola, caiu no chão e o chute saiu fraco demais facilitando ao zagueiro aliviar o perigo.


No entanto, mesmo caído, Luciano ergue o pé e interceptou o chute do zagueiro. A bola ia entrando no cantinho, mas Ospina se atirou para tocar de leve e mandar para escanteio, salvando o Atlético Nacional. Aos 44', o São Paulo ainda teve uma grande chance de marcar. Henrique fez boa jogada pela direita, invadindo a área driblou dois marcadores e tocou para Enzo Díaz finalizar travado pela zaga. A bola caiu do outro lado para Ferreirinha dominar e bater para Ospina fazer outra grande defesa e evitar o gol são-paulino. Com 8 minutos de acréscimos, persistiu o placar de 1 a 1 até o apito final.


Pênaltis


Coube à equipe do Atlético Nacional abri as cobranças dos pênaltis. Uribe cobrou e Rafael fez grande defesa colocando o São Paulo em vantagem e fazendo explodir a torcida no Morumbis. Na sequência, Lucas Moura cobrou e converteu. Depois, Campuzano converteu para os colombianos. A seguir, foi a vez de Marcos Antônio cobrar para o Tricolor e acertar a trave, deixando tudo empatado novamente.

Depois, Morelos foi para a cobrança e Rafael acertou o canto e quase defendeu, mas a bola acabou no fundo das redes. Na sequência, Luciano converteu para o São Paulo deslocando o goleiro Ospina. E Tesillo converteu para o time colombiano. Enzo Díaz bateu pelo Tricolor de marcou. Na quinta cobrança, Hinestroza acertou o travessão. E Cédric Soares bateu o último pênalti, converteu classificou o São Paulo para as quartas de final da Copa Libertadores 2025.


Classificado, o São Paulo aguarda a definição do confronto entre Botafogo e LDU-EQU para saber quem será seu adversário nas quartas de final. A partida acontece nesta quinta-feira (21), às 19h (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito (EQU). No Estádio Nilton Santos, o Glorioso venceu o jogo de ida por 1 a 0. 

O São Paulo volta a jogar no próximo domingo (24), às 20h30, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, outra vez no Morumbis. 

Datas e horários das quartas de final da Copa Libertadores 2025 ainda serão definidos pela Conmebol.





O Fortaleza está fora Copa Libertadores 2025

Também nesta terça-feira (19), o Fortaleza enfrentou o Vélez Sarsfield, na Argentina, pelo jogo da volta das oitavas de final, e foi derrotado por 2 a 0. Com o resultado e o empate em zero a zero no jogo de ida, no Castelão, o Leão do Pici está eliminado da competição. Os gols do time argentino foram marcados por Carrizo e Galván, ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, os argentinos seguiram melhor na partida e tiveram oportunidades de ampliar o placar. Do outro lado, com as mudanças feitas no ataque, o Leão chegou algumas vezes ao ataque, mas não teve forças para reagir. 

Enquanto o Vélez Sarsfield aguarda para saber quem vai enfrentar nas quartas de final da Libertadores, o Fortaleza volta atenção para o Campeonato Brasileiro. Atravessando uma fase totalmente irregular na temporada, o Leão do Pici busca sair da zona do rebaixamento jogando contra o Mirassol, no domingo (24), às 18h30, pela 21ª rodada do Brasileirão 2025, na Arena Castelão. Na rodada anterior (2ª), o Mirassol empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro. Já o Fortaleza vem de derrota para o Fluminense, por 2 a 1, no Maracanã, e antes, na 19ª rodada perdeu de goleada para o Botafogo, por 5 a 0.



(com informações da Gazeta Esportiva/Ge/ESPN)
Imagem: reprodução/Foto: Nelson Almeida/AFP

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger