domingo, 30 de maio de 2010

O sobe e desce dos candidatos.

Qual seria a influência das pesquisas de intenção de votos? A divulgação de resultados de certa maneira contribui para determinar as estratégias dos candidatos. No entanto os mais conceituados Institutos utilizam instrumentos diferentes para chegar aos resultados. Encomendadas ou não elas confundem o eleitor, justamente quando deviam esclarecer. Pois os critérios adotados são diferentes em cada uma delas.


Além disso as pesquisas são divulgadas em períodos diferentes. O que hoje é, amanhã já não é mais. A dinâmica das campanhas determinam a mudança das intenções conforme vem à tona fatos inerentes à vida e à postura dos candidatos. Alianças partidárias e apoios políticos se definem no último instante.
A última pesquisa do IBOPE divulgada em 21/04/2010, mostra que José Serra tinha 36% das intenções de voto, contra 29% da Dilma Rousseff. Segundo o Último Segundo, outros Institutos como Vox Populi e Sensus/Sintrapav em pesquisas realizadas no mesmo mês de Abril apontam empate técnico entre os dois candidatos. O DataFolha divulgou neste mês uma pesquisa realizada nos dias 20 e 21, cujo resultado, também apresenta um empate técnico entre o representante do PSDB e a representante do PT.
Certamente sobre esse sobe e desce teremos muito que ver, haja vista que estamos apenas no início da campanha.


SOS padrinhos.




Fonte:  Oreconcavo

 A propósito, existe a clara possibilidade de uma reviravolta nas pesquisas de intenções de votos. Será quando os padrinhos dos candidatos vierem a interferir em socorro aos seus afilhados no decorrer dos acontecimentos.
Nós, brasileiros não costumamos ter boa memória quando se trata de política e voto. Nos últimos 15 anos PT e PSDB, partidos que representam os dois principais candidatos à presidência, vem prometendo uma vida melhor e mais digna ao povo brasileiro. Até agora, quase nada se realizou.
Dizem os mais sábios que os políticos não acreditam em pesquisas. Mas não deixam de usar os resultados em suas campanhas, se lhes são favoráveis.
No final, prevalece o veredito das urnas. A sabedoria popular diz que, o que há dentro de uma urna de votos e na cabeça de um juiz ninguém sabe. Até que seja revelado.


Fonte: imagem inicial - Além da notícia.
          imagem final: Internet.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger