quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vacina H1N1 - E quem tem entre 40 e 60 anos?

Na semana passada foi divulgado através da imprensa aqui na minha região, que mesmo quem não se enquadrasse no calendário atual de vacinação contra a Gripe suína, poderia procurar um Posto de Saúde e tomar a vacina. No entanto, pude verificar pessoalmente que a vacina ainda não podia ser aplicada para as pessoas que tem entre 40 e 60 anos. Porém, fiquei sabendo que algumas pessoas pertencentes a essa faixa etária, haviam recebido a vacina H1N1. Então fui fazer uma pesquisa e solicitei esclarecimento direto no Site do Ministério da Saúde, já que não encontrei uma informação mais direta.
     

Obviamente, se não há referência específica dentro do calendário, subentende-se que as pessoas não inclusas no atual calendário, receberiam a vacina em uma outra etapa de vacinação, já que não foram contempladas nesta primeira campanha. Já ouvi várias pessoas indagando sobre isso, inclusive aqui mesmo no Blog do Guara, uma pessoa comentou a respeito quando postei sobre o calendário da gripe suína.  Determinado conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde.
Bem sabemos que Informação e Prevenção nunca é demais. Espero que minha consulta seja válida para quem vier tomar conhecimento desta postagem. Aqui está, na íntegra. Clik na imagem para ampliar.


 Só para lembrar, com a chegada do inverno aumenta mais a possibilidade de contágio. A campanha atual está direcionada à população que tem entre 30 e 39 anos, e vai até o dia 21 do corrente mês.



Para obter mais informações clik aqui para ir até o Site. E aqui se você possui um Blog e que ajudar na divulgação da campanha. Ao meu ver tem muita gente que está precisando de mais informação.         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

11 comments:

Roberto disse...

Aqui na inglaterra tivemos o pior inverno das últimas décadas e mesmo assim nao houve um surto de h1n1!

Duas matérias de jornais canadenses e australianos. Abram os olhos!


Vacina contra a gripe sazonal aumenta risco de contrair gripe suína, a vitamina D pode ajudar a combater o vírus

http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/vacina-contra-gripe-sazonal-aumenta.html

-------------------------------------------
A vacina contra a gripe sazonal convencional pode aumentar o risco de infecção com a gripe suína, de acordo com pesquisadores canadenses.

Quatro estudos sugerem a mesma coisa. Em um estudo, os pesquisadores analisaram dados de um sistema de vigilância sentinela permanente para comparar as pessoas que receberam a vacina contra gripe sazonal com aquelas que não em relação ao risco de contrair o vírus H1N1 da gripe suína em 2009 e descobriram que a vacina da gripe sazonal aumentou em 68 por cento o risco de ser infectado com gripe suína.

Austrália interrompe vacinação H1N1 para crianças menores de 5 anos após aumento no número de reações adversas

O ministro da Saúde do WA, Kim Hames, anunciou nesta quinta-feira que a vacinação para crianças menores de cinco anos de idade seria interrompida após uma série de reações à vacina contra a vacina de três cepas, que inclui a da gripe

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Emerson,
Tua observação me fez buscar mais informações oficiais quanto a reações adversas. Até o momento não encontrei nada de alarmante. Sem considerar o turbilhão de notícias veinculadas pela Mídia de um modo geral, verifiquei uma menção relativa à gripe comum aqui neste link:
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136. E este aqui:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/influenza/index.htm.
Gostei da referência a Vitamina D. Já tinha visto alguma coisa sobre os seus benefícios, advindos dos raios do sol e encontrados em muitos alimentos dentre eles, o peixe e o leite.
Porém, alguns cientistas questionam "os milagres" a ela atribídos. Vi aqui neste link:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4245621-EI8147,00-Cientistas+questionam+milagres+atribuidos+a+vitamina+D.html.

Em fim, acho mesmo que atitude correta é a prevenção e Educação. E os cuidados em manter a boa saúde evitando os hábitos nocivos e cultivando os saudáveis.
Vale lembrar que nos tempos da Varíola existiu um verdadeiro pânico com relação à vacina.

Te agradeço muito pelo comentário e parabéns pelo conteúdo do seu Blog.

Unknown disse...

Guará,

Agradecemos pela importante ajuda no devido esclarecimento aos membros dessa comunidade sobre aimportância da vacina e das datas de vacinação.

Esclarecemos ainda que a vacina contra Influenza H1N1 é segura. Ela foi devidamente testada. Antes de ser aplicada aqui no Brasil, esta vacina já foi utilizada em mais de 300 milhões de pessoas no Hemisfério Norte, sem efeitos colaterais graves.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Unknown disse...

Emerson,

O Ministério da Saúde e um órgão sério e responsável pela saúde dos brasileiros e prevenir quem é mais vulnerável ao vírus Influenza H1N1 por meio da vacinação. Não podemos responder porestratégias de vacinação adotadas em outros países, respondemos pelo Brasil, e asseguramos que todas as medidas necessárias para proteger a população de um vírus que já matou milhares de pessoas no mundo e no Brasil. A vacina é SEGURA e não há nenhuma comprovação do contrário, até mesmo porque a vacina contra o vírus da família Influenza já é produzida há anos. e os laboratórios e a Organização Mundial de Saúde utilizou de toda essa experiência para produzir a vacina contra o vírus Influenza H1N1.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Unknown disse...

Guará,

É importante ressaltar que em todas as campanhas de vacinação, realizadas pelo mundo, surgem teorias de que estas imunizações causam sérios danos ou até morte. Porém, estes fatos não são verdadeiros. Nosso país tem tradição em campanhas de vacinação. Já erradicou doenças e diminuiu os danos causados por muitas outras. A vacina é justamente para ajudar a diminuir os males provocados por um vírus que matou milhares de pessoas pelo mundo e, centenas no Brasil.

Milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil, o fato é que a vacina é segura e os boatos e teorias que estão circulando na internet são especulações que não condizem com a verdade.

Mais informações;
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Guara disse...

Fernanda,
Tenho plena consciência da responsabilidade com que o Ministério da Saúde tem conduzido as campanhas de vacinação.
Obrigado pelo reconhecimento e pelos comentários adicionais.
Um abraço.

Lugirão disse...

Eu me incluo nessa faixa que não tem direito, mas como sofro de asma, me vacinei.

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Lugirão,
É isso. Você se enquadrou na campanha para pessoas com doenças crônicas. Valeu!

Unknown disse...

Guara,
Não existe nenhuma comprovação científica de que essas substâncias são eficazes no combate à gripe. Vale lembrar que a vacina não é usada para o tratamento da doença e sim como prevenção. O Ministério da Saúde está cumprindo com suas responsabilidades de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. A campanha contra o vírus Influenza H1N1 tem como objetivo reduzir o número de óbitos e casos graves provocados pela doença.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Unknown disse...

Guara,
O Ministério da Saúde está a disposição para esclarecer outras dúvidas sobre o Influenza h1n1. O Ministério está presente também no facebook e no twitter. Para mais informações visite o site www.vacinacaoinfluenza.com.br

Att,
Ministério da Saúde
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Unknown disse...

Lugirão,
Parabéns pela sua atitude. Dessa maneira, você está ajudando o Brasil na luta contra a Influenza H1N1. A vacina é segura, e protege a população. O Ministério da Saúde está tomando todas as providência para impedir o avanço da Influenza H1N1 no Brasil, mas para isso é preciso a compreensão e ajuda de todos.

Att,
Ministério da Saúde
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger