sábado, 27 de novembro de 2010

Só para lembrar: corrupção não é exclusividade de ninguém.

Ontem, conversando e trocando ideias com alguns amigos, um deles me disse: o partido do atual governo se revelou como o mais corrupto da história. Outro, afirmou que a corrupção é generalizada. Não é muito difícil formar uma opinião, quando constatamos que esse mal atinge tanto o setor público quanto o setor privado. Há uma relação perniciosa entre os dois setores. A corrupção não é exclusividade deste ou daquele partido politico. Ela infecta com muita facilidade as relações entre os homens que chegam aos mais altos escalões do poder. Infelizmente.

Onde já estão, moribundas, raposas velhas que ditam as regras do jogo, suas próprias leis, e determinam o que deve ser feito. A prática comum nesse meio é a barganha de favores com a finalidade de permanecer no poder, e ilicitamente enriquecer em detrimento da grande maioria que é o povo. Um só, é o inimigo deste país, e dos ditos homens de bem: a corrupção. Esteja ela onde estiver.
         

Politicamente tudo está consumado. Pelo menos durante os próximos quatro anos. As vias legítimas da Democracia determinaram em que mãos cairiam o poder politico da nação. 

Porém, resquícios da campanha eleitoral poderão vir à tona. A postura politica de importantes veículos de comunicação, bem longe da imparcialidade, poderá influir negativamente sobre o desempenho da nova equipe que ora se organiza para governar. 
Não é bem por aí. Corromper a opinião alheia, é um golpe baixo. Em nada contribui para a resolução dos reais problemas que afligem a maioria dos cidadãos. O foco tem que mudar. Todo mundo sabe que a Lei sendo branda, a corrupção anda, e senão aplicada com rigor, nada acontece. Existem muitos "Foras-da-lei".



O que se espera é que não se cometam tantos equívocos na identificação dos reais inimigos desta nação. Para que o país siga no caminho do progresso, basta que tanto o poder público quanto o poder privado lancem um olhar mais abrangente, diferente, sobre o país, como um todo. Questões partidárias ou ideológicas passam longe dos problemas e das carências reais do povo brasileiro. Nada mudará enquanto cada um estiver olhando egoisticamente para o seu próprio umbigo.

Para lembrar o emaranhado da corrupção ativa, e passiva entre partes distintas do poder:


   

Imagem: limpe-se
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger