sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vírgula: quatro regras simples.

Segundo a maioria dos professores de Português, apesar dos jovens vestibulandos e concurseiros não concordarem, a matéria não é assim tão difícil. Basta estar atento a certas regras e ler bastante. Uma das suas principais particularidades é a redação, onde é fundamental o uso correto da vírgula. Comprovadamente a falta dela nas frases e orações do texto pode mudar todo o significado. Assim como, o excesso pode prejudicar a interpretação levando o leitor a desistir da leitura. O fato é que, há ocasiões em que a vírgula torna-se obrigatória, em outras não se deve usá-la, e em muitos casos o seu uso é facultativo. Depois de pesquisar, cheguei a uma matéria que resume a questão em quatro regrinhas básicas.
Aprendi mais um pouco. Solicitei autorização ao autor para reproduzi-las aqui. Postei também, alguns vídeos afins. Me ajudou muito, e espero que possa lhe ser útil.
                  

1 - Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar.

Ex: João, Maria, José, Ricardo, Sofia e Pedro foram almoçar. Há muitos outros, ficamos somente neste para não se prolongar muito. Interessante notar que normalmente antes de "e", não se usa virgula. Só em casos específicos como veremos depois. 

2 - Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. 

Explicações sugerem mudança de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Ex: Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar. Que é uma oração adjetiva explicativa. Segundo exemplo: O professor André, responsável pelo Blog PortuguêsFácil.net, me concedeu autorização por e-mail.

3 - Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. 

Ex: Lá fora, o sol está de rachar! Ex2: Semana passada, a Seleção perdeu de novo para a França.

4 - Use a vírgula para separar orações independentes. 

"Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto. Ex: Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas, demorou o olhar em Mana Maria. (A. de Alcântara Machado)".
Ex:2: Eu gosto muito de chocolate, mas...,geralmente antes dessas palavras..., porém..., contudo...,no entanto..., entretanto..., todavia. Chamadas conjunções adversativas e formam as chamadas orações coordenadas adversativas. (Nossa! Deu medo até no professor!).

E quando se usa a vírgula antes de "e"? Quando a frase depois do "e" fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele - responde o professor. Exemplos: O sol já ia fraco, e a tarde era amena. (Graça Aranha). A mulher morreu, e cada um dos filhos procurou o seu destino. (F. Namora). 

O professor lembra quando o uso da vírgula é facultativo - Quando a expressão de tempo, modo, lugar etc não for uma expressão, mas sim uma palavra só. "Vai depender do sentido, do ritmo, da velocidade que você quer dar a frase". Exemplos: Depois vamos sair para jantar - Depois, vamos sair para jantar. Geralmente gosto de almoçar no shopping - Geralmente, gosto de almoçar no shopping.

Regra geral: Não se usa vírgula para separar sujeito e predicado, jamais! (dessa eu me lembrei). Ex: O João Gustavo gosta de tomar uma cervejinha gelada. E não, O João Gustavo, gosta de tomar uma cervejinha gelada. 

Na captura de matérias, verifiquei que diversos autores são unamines em afirmar que no dia-a-dia, devemos nos preocupar com a harmonia, o equilíbrio, e principalmente a clareza. Então, nossa Redação vai merecer um 10, nosso texto vai ser aprovado pelo leitor, nosso post vai ser comentado. Lembre-se, por ser imenso o material disponível sobre a vírgula, não há uma unanimidade quanto ao seu uso. Portanto, quando prestar um vestibular ou for encarar um concurso, deve-se seguir a fontes de estudos indicadas nos Editais. 
   
Abaixo alguns vídeos sobre a vedete de hoje.










Será que não tem alguma vírgula intrusa neste texto? Por favor, deixe seu comentário.

Fonte: PortuguêsFácil
Imagem: UniversoPolicial.


          

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Anônimo disse...

Dia a dia tem hífen, como está neste texto?

Guaraci disse...

Se fosse antes do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa o certo seria grafar com hífen. Segundo consta as regras de uso do Novo Acordo foi adiado para 2016. Veja o que encontrei pesquisando:http://umportugues.com/dia-a-dia

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger