Pessoas com mais de 65 anos estarão isentas do Imposto de Renda
No decorrer da semana passada, a Comissão de Assuntos Socias (CAS) do Senado aprovou o projeto que pretende isentar as pessoas com mais de 65 anos a pagar o Imposto de Renda. Atualmente, esse tipo de contribuinte já tem um limite maior de isenção até o limite máximo dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (R$ 3.916,20). A proposta, do senador Paulo Paim (PT-RS), é estender esse direito a todos que tem mais de 65 anos, e não só aos aposentados.
"Na verdade, é até uma contradição lógica dar o benefício fiscal a quem já recebe do Estado um benefício previdenciário e não dar esse beneficio a quem, por outros meios, amealhou ao longo da vida os recursos necessários para se manter na velhice e não depender da Previdência ou Assistência Social", disse o senador Paim.
O relator do projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), deu parecer favorável, mas fez uma alteração para que o benefício não seja cumulativo, isto é, para que a isenção incida apenas sobre a diferença entre rendimentos que já são isentos e o teto de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A proposta seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sem necessidade de votação em plenário.
Esta é uma proposta de Lei perfeitamente justa, em vista de como vem sendo tratada a população pertencente a chamada terceira idade. Notadamente o aposentado, que já foi chamado injustamente de vagabundo por um ex-presidente, sem considerar sua contribuição à sociedade através de sua força laborativa por um longo tempo. O cidadão que agora encontra-se no limiar de sua existência, além dos seus parcos direitos aos benefícios da Previdência, deve ser tratado com um pouco mais de dignidade e respeito. Ele merece toda nossa consideração. Enfim, este é um assunto que direta ou indiretamnte de alguma forma, e a qualquer tempo, diz respeito a cada um de nós.
Informações: Agência Brasil
Imagem: PanoramaBrasil.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.