quarta-feira, 28 de março de 2012

Política: Ciro Gomes critica o fisiologismo do PMDB

Oposicionistas deste e do governo anterior, e até os que se dizem apolíticos consideram que os votos dos nordestinos e o projeto social do Bolsa Família, foram os fatores decisivos que levaram Dilma Rousseff ao Planalto. Muito mais que o apoio do ex-presidente. Entretanto, alguns cientistas políticos e articulistas de diversas matizes, concluíram que a aliança com o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), foi fundamental para que o PT (Partidos dos Trabalhadores) chegasse ao poder.
Dos partidos que compõem a base aliada do governo (PT, PMDB, PP, PDT, PSC, PMN), o PMDB é sem dúvida o fiel da balança. Por ser o maior partido político brasileiro, mesmo sem ter elegido nenhum presidente da república, é o que mais influência exerceu nas decisões do governo de FHC, Lula, e agora de Dilma. E, seguirá, sempre assim até que alguma mudança no processo politico do país, possa vir acontecer futuramente. Esta é a realidade, como diria o famoso apresentador da televisão brasileira. O PMDB velho de guerra, hoje, transformou-se em um partido de negociação em benefício de si próprio, negando toda sua trajetória de lutas em benefício do povo brasileiro. Não há o que faça acalmar sua sede por importantes cargos chaves  do 1º escalão, presidências de estatais, e por ministérios estratégicos. Aqueles para os quais são destinados a fatia maior do orçamento anual da Nação. Por isso mesmo é que o PMDB já não é visto com bons olhos por vários setores, incluindo representantes de outros partidos políticos.   

Insatisfeitos com a distribuição de cargos, e por não participarem mais com efetividade nas decisões do governo, os peemedemistas viram na última nomeação do bispo senador Ricardo Crivella para o Ministério da Pesca, o motivo que faltava para uma rebelião contra o governo. Em um manifesto disseram que o PT quer tirar o "protagonismo" do PMDB, e nem sequer o próprio presidente do partido, e vice-presidente da República, Michel Temer, foi consultado a respeito. Um ato, que no fundo revela todo o fisiologismo que há algum tempo o partido vem praticando, sem sintonia com as prioridades da Nação.



"O problema do PMDB...Virou uma federação de lideranças regionais, que não tem o menor compromisso com nada do país. Nada! E que se acostumou a chantagear todos os governos para assaltar na sequência. Em nome da impunidade da chantagem de uma CPI" - disse o ex-ministro da fazenda, Ciro Gomes (sem papas na língua), em entrevista ao programa "é notícia" da RedeTV. (video abaixo).         

Para o cidadão comum, difícil é entender que para manter a governabilidade do país, pressupõe-se obrigatoriamente carregar o pesado fardo político da partilha de cargos e benesses aos partidos de apoio. Que nem sempre contribuem para as mudanças necessárias que o país precisa, mas tão sómente em angariar poder político.  Na sequência, parte considerável do pesso deste fardo, envolve promover as reformas ministeriais, geralmente por envolvimento do chefe da pasta em escândalo de corrupção. Reformas que são impossíveis de acontecer sem desagradar alguma bancada partidária, dando origem a reclamações e protestos. Tal qual a mágica de agradar gregos e troianos. 




Veja a entrevista completa aqui.



Via: ImprensaGolpista
Informações: OpiniãoDePrimeira/SérgioPires.
Imagem: BahiaNotícias
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger