quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dicas básicas de segurança na Internet

O AVG é o primeiro antivírus gratuito do mundo. Não é a toa que mais de 100 milhões de usuários da Internet optaram por sua utilização. Consolidou-se no topo do ranking dos mais baixados na grande rede. Chega mesmo a superar muitos softwares pagos. Mensalmente, pelo correio eletrônico a empresa distribuidora do programa disponibiliza para seus clientes, dicas de segurança para uma navegação mais segura. Veja a seguir as melhores práticas para se proteger dos golpes e fraudes cada vez mais comuns na Web.
Na hora de usar a Internet para fazer transações bancárias, é bom lembrar que os Bancos e orgãos oficiais do Governo, não mandam e-mails para seus clientes. Portanto se receber alguma mensagem do Banco onde você mantem uma conta corrente pode saber que trata-se de uma fraude. 


A primeira dica ao acessar a página oficial do seu Banco é verificar se no campo de endereço há https:// (https://www.seubanco.com.br). Isso indica que a página é criptografada e segura, e você pode continuar sua transação, caso contrário não continue.  

Ao fazer um download ou compartilhar um arquivo qualquer através de programas específicos para esse fim, a atenção deve ser redobrada. Ligue o desconfiômetro. Verifique se esse arquivo possui mais de uma extensão (como avião.mp3.exe), neste caso é recomendável antes de abrir o download, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione TESTE VIA AVG. O solftware informará se é um programa mal intencionado.

Outra dica do AVG para minimizar a incidência de vírus ou pragas em seu computador, é impedir a execução automática de um pendrive quando "espetado" na máquina. Antes, é necessário abrir o Windows Explorer, ou outro navegador que utililiza, e clicar com o botão direito do mouse sobre o pendrive, e repita a operação citada acima. Muito simples. 

Uma recomendação tão simples quanto um conselho da vovó, diz respeito ao cuidado quando for criar uma senha na Internet. Graças a adesão cada vez mais frequente das pessoas às redes sociais, o usuário pode obtê-la facilmente. Portanto, uma dica boa sobre senha é não usar nome de pessoas próximas, de animais de estimação e muito menos a data de nascimento/aniversário. Além de dados obtidos através de documentos pessoais em geral. É razoável quando da confecção de senhas para utilização na rede, segundo especialistas, é que ela contenha uma combinação de letras minusculas e maiúsculas, números e símbolos com maior quantidade de caracteres possíveis. 

Se essa dicas básicas lhe foram úteis, peço a gentileza de repassar o link ou compartilhar com seus amigos através das redes sociais.


Imagem: Google             
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger