terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estão falando outra vez em voto nulo e voto em branco [vídeo]

O primeiro turno das eleições 2012 já foi. Em algumas cidades haverá o 2º turno, que será no dia 28 do corrente, quando os candidatos a prefeito que não conseguiram somar 50% mais um dos votos válidos decidirão quem vencerá o pleito. Elementar. Mas tem gente ainda pensando em votar Nulo, ou votar em branco, já que o candidato de sua preferência ficou pelo caminho.
Com toda àquela polêmica sobre voto nulo surgida nas últimas eleições, onde até campanhas surgiram para induzir o pobre eleitor a anular o seu voto, ainda tem gente que acredita ser esta a melhor opção. Tendo em vista da possibilidade de mudar o quadro político para impedir que sejam sempre os mesmos a ocupar cargos na administração pública.  

Esta atitude não é a mais correta, posto que a Lei exige a obrigatoriedade do voto. Caso o eleitor esteja impossibilitado de votar, terá que se justificar formalmente perante a Justiça Eleitoral. O risco de anular o voto, é constatar depois que o vencedor pode ser justamente aquele candidato que você não quer ver dirigindo, neste caso, os destinos das políticas públicas de sua cidade.

Já postamos matéria aqui no Blog, para tentar informar sobre o tema. Voltamos ao assunto, após constatarmos que as dúvidas ainda persistem entre boa parte dos cidadãs e cidadãos eleitores.

Quando a legislação fala sobre tornar nula uma eleição, fala sobre voto anulado, e não voto nulo propriamente dito. Veja a explicação sucinta e elaborada de uma forma bem simples, que as advogadas, Sabrina Waideman e Marcela G. Espinha, colocaram no YouTube. O vídeo esclarece em definitivo sobre as dúvidas que surgiram quando mudou a legislação sobre o assunto, e as consequências do nulo ou em branco. Concentre-se.




Canal: TimbreColetivo
Imagem: dreamstime/Kalani
 
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Felipe disse...

Então, gostaria apenas de comentar uma coisa, acredito que a questão não é anular uma eleição ou não, acredito que o voto nulo seja uma forma de dizer um grande BASTA A TODA A MAQUINA POLÍTICA CORRUPTA a qual somos relegados e o pior, ainda sonhamos mudá-la.....sinceramente não acho que seja falta de informação nossa em votar nulo, mas de vocês em não entender o PORQUE votamos nulo...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger