sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Julgamento do mensalão - uma fogueira de egos [vídeo]


Sempre que possível venho acompanhando o julgamento da Ação Penal 470, ou julgamento do "mensalão" como queiram. Na última postagem sobre o assunto mencionei que não voltaria a tratar deste assunto aqui no Blog do Guara. Como visto, tinha me deparado com um texto reflexivo que me fez voltar ao assunto. Da mesma maneira, ao tomar conhecimento deste trecho do julgamento publicado pelo site Uol, em vídeo que reproduzo abaixo, percebi que antes de tudo existe uma fogueira de egos entre os dignos ministros que julgam a Ação Penal. O que me fez retomar o assunto. Se estiver equivocado me corrijam, por favor.

O ministro relator, Joaquim Barbosa, não deixa seus colegas se pronunciarem à vontade sobre seus votos. Não está dando pra entender a postura obsessiva do ministro Barbosa em condenar sumariamente os réus, não admitindo que seus pares tenham certas ponderações em relação a imputação da pena pelos crimes de que são acusados.

Vou deixar uma perguntinha para colocar minhocas na cabeça do leitor. 

Será que o ministro Joaquim Barbosa terá a mesma obsessão, tenacidade, agressividade e vontade de promover a justiça diante de vários outros processos de escândalos de corrupção que deverão chegar ao Supremo?  

Constate no vídeo que a intolerância do ministro mereceu reprovação de seus pares, inclusive do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. Que solicitou ao revisor, ministro Ricardo Lewandowski, que desse prosseguimento ao seu voto. 

Salvo melhor juízo, cabe um comentário conforme os preceitos da Democracia. Ao meu ponto de vista o que deve sempre prevalecer, é o bem maior da verdade nua e crua, doa a quer doer. Muitas vezes jogada para debaixo do tapete por razões obscuras. Este bate-boca entre os ministros deve ser lembrado no futuro, em outras questões que deverão advir ao cotidiano da suprema Corte, no futuro.

Então, qual é sua opinião? Sem qualquer beneplácido de ideologias partidárias, e sob a luz da razão?  






RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger