sábado, 7 de novembro de 2020

Quatro fatos importantes ocorridos na política do Brasil enquanto as atenções se voltavam para a eleição nos EUA

www.seuguara.com.br/Lula/Flávio Bolsonaro/política/justiça/Brasil/

Desde o começo da noite de terça-feira (03), grande parte dos brasileiros tem a atenção voltada para a eleição nos Estados Unidos. O assunto dominou os portais de notícias. E comentários nas redes sociais continuaram persistindo deste a manhã deste sábado (07), quando foi anunciada a vitória do democrata Joe Biden contra o republicano Donald Trump. Enquanto isso, ocorreram quatro fatos importantes na política e na Justiça, aqui no Brasil.         
www.seuguara.com.br/Lula/Flávio Bolsonaro/política/justiça/Brasil/

Na noite de terça-feira, o Senado aprovou o projeto do senador Telmário Mota (Pros-RR), que determina a autonomia do Banco Central e prevê mandato fixo de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia. Ou seja, não podem ser demitidos a qualquer momento pelo presidente da República, como é hoje. O projeto segue agora para a Câmara do deputados.


Na quarta-feira (04), os deputados derrubaram o veto de Bolsonaro sobre a desoneração da folha de pagamento. Isto é,  empresas de 17 setores da economia continuarão sem pagar impostos até 2021. No fim da tarde, os senadores confirmaram a derrubada do veto.


No Judiciário, o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no caso do "Tríplex do Guarujá". A defesa de Lula pretendia suspender a tramitação de um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação do ex-presidente, ocorrida em abril de 2019. 


Na noite de terça-feira, o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro denunciou o filho mais velho do presidente Bolsonaro (sem partido), o senador Flávio Bolsonaro. Além do seu ex-assessor Fabrício Queiroz, também forma denunciadas mais 15 pessoas. O MP-RJ acusa Flávio de manter um esquema de "rachadinhas" em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O esquema previa a devolução de parte dos salários dos servidores comissionados do gabinete do senador, em troca da nomeação. Flávio nega as acusações. 


Enquanto rolava a apuração de votos na eleição dos EUA, a BBC News Brasil fez um resumo dos quatro principais fatos ocorridos na política brasileira.

Leia aqui a íntegra da matéria.


Imagem: reprodução/Foto: Reuters/Agência Senado


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger