quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Mensagens comprovam que André Mendonça apoiou ação política da Lava Jato

André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o STF, se reuniu com integrantes da Operação Lava Jato em 2019. Ele traçou planos para alavancar a agenda política dos procuradores. As conversas foram apresentadas pela defesa do ex-presidente Lula ao Supremo.
www.seuguara.com.br/André Mendonça/Lava Jato/política/

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha, as mensagens foram trocadas por aplicativos. A conversa ocorreu entre Deltan Dallagonol e outros procuradores da operação. Elas forma arquivadas na Operação Spoofing. A defesa do ex-presidente teve acesso.


Esses documentos estão circulando no Senado e os parlamentares se irritaram com o fato. É a Casa que definirá se Mendonça deve ou não se tornar ministro do STF. O alinhamento ideológico com os procuradores da Lava Jato tem sido tratada como inadmissível.


Isto porque a conversa ocorreu quando ele era advogado-geral da União. Por isso a aprovação de André ao Supremo ficou mais difícil. Já que os parlamentares avaliam que ele vai apoiar pautas punitivistas.


Encontro com André Mendonça

Nas mensagens, Dallagnol e os procuradores falam sobre o encontro que tiveram com André. Isso aconteceu em fevereiro de 2019, pouco tempo depois de Bolsonaro assumir o cargo de presidente. A reunião aconteceu no restaurante Ponte Vecchio, em Curitiba.


Depois da reunião, eles enviaram uma nota para a imprensa. E definiram internamente atas para delegar qual a função política de cada um. Um dos planos era defender a prisão em segunda instância.


A AGU defendia que a prisão só poderia acontecer depois que se esgotassem todos os recursos em todas as instâncias. Porém, depois do encontro, a advocacia-geral mudou seu posicionamento. E a nova opinião foi enviada ao STF. 


VIA: O Essencial

Imagem: reprodução/Foto: Carolina Antunes/PR


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger