sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Pesquisa: cientistas explicam por que alguns morrem de Covid e outros não

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificaram um gene humano que dobra o risco de morte após a infecção pelo novo coronavírus. A descoberta, anunciada nesta sexta-feira (5/11), pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para as pessoas que possuem o gene.
www.seuguara.com.br/covid-19/pesquisa/

De acordo com a pesquisa publicada na revista Nature Genetics, cerca de 60% das pessoas com ancestrais do sul da Ásia e 15% das pessoas de ascendência europeia carregam o gene LZTFL1, de alto risco para a doença.

Ele torna os pulmões mais suscetíveis ao coronavírus porque atrapalha um mecanismo de proteção que as células que revestem os pulmões usam para se defender de doenças, deixando-as mais vulneráveis à invasão do novo vírus.


A descoberta, segundo os pesquisadores, explicaria em parte porque algumas comunidades no Reino Unido e do Sul da Ásia sofreram mais com a doença. Ela não invalida o que já se sabe sobre os fatores de risco associados à Covid-19, como idade avançada, obesidade, pressão alta e problemas no sistema imunológico. (com informações da da Agência Reuters)


Por Bethânia Nunes, no Metrópoles 

Imagem: reprodução/Foto: Getty Images


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger