terça-feira, 16 de novembro de 2021

Política: Briga com PL é prova que Bolsonaro tem desprezo pela democracia. Por Naian Lopes

Publicado originalmente por Nain Lopes, no DCM: Na quarta (10), Valdemar Costa Neto divulgou um vídeo anunciando Bolsonaro como novo membro do PL. A sigla prometia um mega evento no dia 22 para a filiação oficial. Eis que, neste domingo (14), o ato foi cancelado em "comum acordo".
www.seuguara.com.br/Bolsonaro/PL/partidos políticos/

Nos bastidores, todos sabem que a situação é tensa e cheia de briga, inclusive com trocas de xingamentos. É só mais uma prova que o presidente da República não sabe lidar com a democracia.

Quem tem acompanhado o tour do ex-presidente Lula na Europa, percebe um líder dialogando. O petista tem alianças antigas e vem "regando" os relacionamentos que construiu ao longo das últimas décadas. Ao longo de oito anos no comando do Brasil, recebeu elogios dos políticos de vários espectros. Respeito. 

Já Bolsonaro é o oposto. Ele se nutre pelo ódio e desprezo pela democracia. Em 2019, brigou com Luciano Bivar, presidente do PSL, e não conseguiu entrar em mais nenhuma agremiação e nem criar o Aliança Pelo Brasil. Seu desejo é mandar e não compartilhar uma legenda.

Após tirar a máscara e dizer que era do Centrão, Republicanos, PP e PL passaram a disputá-lo. Tinham total certeza que conseguiram controlar um homem que é incontrolável. Ele optou por entrar no Partido Liberal depois de escutar as propostas.

Valdemar Costa Neto aviso que deixaria a base do governo se Bolsonaro fosse para outro partido. O presidente pediu autonomia na sua campanha. Recebeu ok. Em contrapartida, o cacique político explicou que os diretórios estaduais teriam independência para formar suas alianças. O governante deu ok.

As coisas estavam alinhadas, mas Bolsonaro surtou no meio do caminho. Isto porque seus filhos apontaram que a sigla estará ligada com partidos de esquerda no Norte e Nordeste. E que o diretório de São Paulo vai estar no mesmo palanque de Rodrigo Garcia (PSDB), candidato de João Doria (PSDB).

Bolsonaro não tem a arte do diálogo

Bolsonaro sonha em ter um partido ideológico para chamar de seu, mas não sabe articular. Não sabe construir. Não sabe viver em democracia. Por onde passa, o único legado que deixa é de briga e ódio. O atrito com o PL é mais uma prova que ele não tem disposição em conversar. Se não for do jeito dele, não será de mais ninguém.

Só que Valdemar Costa Neto não é um adversário qualquer. Muito bem relacionado com outros líderes políticos, o PL não terá qualquer dificuldade para fechar aliança com outro presidenciável. E pode transformar o fim do mandato do atual presidente um verdadeiro caos.

Enquanto Bolsonaro não consegue se filiar a um partido, Lula faz tour pela Europa mostrando um Brasil diferente do bolsonarismo. E ainda forma uma frente ampla por aqui, podendo ter como vice Geraldo Alckmin. Está na cara que a sua escolha não é difícil. 

A Bolsonaro pode restar só um caminho: O PRTB e o airotrem

Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger