sábado, 15 de janeiro de 2022

Eleições 2022: Pesquisa do Ipespe mostra que Lula continua na liderança em intenção de voto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da disputa do primeiro turno das eleições presidenciais com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos. A vantagem de Lula em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), é de 20 pontos percentuais: o atual presidente, que está tentando se reeleger, tem 24% dos votos.

www.seuguara.com.br/pesquisa/intenção de voto/Ipespe/Lula/liderança/

Em seguida, aparecem o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos), com 9%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%; o governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 2%. Empatados com 1%, estão os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), além do cientista político Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Segundo a pesquisa, 6% dizem que não irão votar em nenhum dos candidatos citados, e 7% não sabem ou não souberam responder.


O levantamento também traçou um segundo cenário, com o senador Alessandro Vieira (Cidadania). Lula manteve os 44%, enquanto Bolsonaro registra 25% das intenções de voto, seguido por Ciro (9%), Doria (3%), Simone Tebet (2%). Pacheco, Vieira e Felipe D'Ávila aparecem com 1% dos votos cada. Neste cenário, 11% disseram não votar em nenhum candidato/não votar/branco e nulo, e 5% disseram não saber ou não responderam.


Lula lidera cenários de segundo turno

Além de liderar as intenções de voto no primeiro turno, Lula vence em todos os cenários traçados para eventuais segundo turno, com uma vantagem mínima de 19 pontos percentuais.

- Lula (56%) x Bolsonaro (31%);

- Lula (51%) x Moro (32%);

- Lula (51%) x Ciro (25%);

- Lula (53%) x Doria (20%)


A pesquisa eleitoral ouviu 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, de todas as regiões brasileiras, entre os dias 10 e 12 de janeiro em pesquisa telefônica. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09080/2022. 

Clique aqui para ver a íntegra da pesquisa eleitoral


Imagem: reprodução/Foto: Ricardo Stuckert


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger