quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Bolsonaro falta à posse no TSE, mas encontra apoiadores

Poder360: O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com apoiadores no Palácio da Alvorada durante cerca de 30 minutos na noite desta terça-feira (22). O chefe do Executivo parou para falar com os populares pouco antes de 19h, horário marcado para a posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral, ao qual recusou o convite por motivos de agenda.
www.seuguara.com.br/Jair Bolsonaro/TSE/posse/

O governo enviou ofício ao TSE informando que o Bolsonaro não poderia participar da posse dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice-presidente da Corte. O evento foi virtual e, segundo a agenda pública, o último compromisso oficial do presidente terminou às 17h30.


"Considerando compromissos preestabelecidos em sua extensa agenda, o senhor Presidente Jair Bolsonaro não poderá participar do referido evento. Assim, agradece a gentileza e envia cumprimentos", diz o texto. No lugar de Bolsonaro, participou o vice-presidente Hamilton Mourão.


A ausência presidencial acontece em meio a um recrudescimento da tensão entre o Judiciário e o Executivo, com Bolsonaro fazendo novas críticas aos ministros do STF Edson Fachin e Alesandre de Moraes.


Em 16 de fevereiro, criticou a fala do ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Edson Fachin, que citou a Rússia como exemplo de origem de ataques às urnas.

"Se o sistema é inviolável, porque essa preocupação? Acabaram de comprovar que pode ser violável", disse Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan.


Segundo o presidente, a citação de Fachin foi "lamentável". O presidente afirmou que, além de Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes fizeram "acusações".


"Investidas maliciosas  contra as eleições"

Em discurso de posse nesta terça-feira, Fachin afirmou que se torna presidente em um momento de "árduos desafios", mas que a Justiça Eleitoral "não se renderá" a discursos que colocam em dúvida a segurança das urnas e do sistema de votação.


"Dentro desse contexto, as investidas maliciosas contra as eleições constituem, em si, ataques indiretos à própria democracia, tendo em consideração que o circuito desinformativo impulsiona o extremismo. É urgente e imprescindível: a união de atores comprometidos com o sistema democrático, a fim de preservar, mediante suas vozes, o protagonismo da verdade no sistema informativo", afirmou. (...) 


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger