quarta-feira, 25 de maio de 2022

"Amigo secreto": documentário traz o avesso da Operação Lava Jato que você desconhece

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia: No próximo dia 16 de junho chega às salas de cinema o documentário "Amigo secreto", da consagrada cineasta Maria Augusta Ramos, que tem em seu catálogo filmes como: "O Processo", "Juízo" e "Morro dos Prazeres", todos com brilhante carreira no Brasil e no exterior.

www.seuguara.com.br/Amigo secreto/documentário/

Trata-se, portanto, de uma diretora reconhecida internacionalmente, detentora de prêmios em diversos festivais. "O Processo" estreou na Berlinale e recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço 'Visions du Reel', no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.

Na mesma pegada - a derrocada política do país desde o golpe de 2016 -, Guta volta ao tema, desta vez para descortinar a entrada do ex-juiz Sergio Moro, em 2019, no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades, que abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises.


Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, "Amigo Secreto" mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.


O cinema de Maria Augusta não alivia os personagens, não poupa o espectador da crueza dos fatos que desfilam diante dos seus olhos. Ela frequenta a cena em que eles se desenrolam, fazendo de sua câmera uma testemunha implacável. Guta documenta.

(...)

Pelo teaser que pode ser visto abaixo, tem-se uma noção do que esperar de mais este longa-metragem da Maria Augusta Ramos. "Amigo Secreto" é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers, GebroedersBeetz Filmproduktion, e pela Vitrine Filmes - que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.


Confira o teaser do filme:




Sinopse

Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia. 

Clique aqui para saber mais sobre o documentário, produção e produtores.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger