Em podcast com recorde de audiência, Lula se declara contrário ao aborto
Lula tocou em um ponto que vem sendo explorado por seus adversários na campanha. Ao contrário da acusação que seguidamente lhe é feita, o candidato do PT afirmou na entrevista que não pretende tentar legalizar o aborto no Brasil, e que pessoalmente é contra a prática.
Lula já havia se manifestado antes sobre seu entendimento de que a legalização ou proibição do aborto deve ser dar mediante discussão do Legislativo, e não do Executivo, posição reforçada na entrevista. Desta vez, porém, reforçou sua opinião pessoal ao se queixar sobre a circulação de campanhas de fake news atribuindo-lhe pautas que não defende. Pessoalmente, Lula afirmou que é "contra o aborto, porque o aborto não é bom nem pro pai, nem pra mãe e nem pra ninguém".
O ex-presidente também foi questionado sobre a legalização das drogas. Desta vez, não expressou seu posicionamento, mas reforçou seu entendimento de que a discussão não cabe ao executivo. Procurou desfazer também a ideia de que, caso eleito, iria tornar unissex os banheiros das escolas. "Eu sou avô, pai de família", afirmou.
Regulação da mídia
O candidato do PT comentou também sobre a pauta da regulação da mídia, antiga bandeira defendida pelo PT. Lula afirmou que não pretende minar veículos de oposição, mas sim criar uma nova regulação elaborada em conjunto com a sociedade, espelhando-se em países do hemisfério norte nesse processo no sentido de atualizar uma legislação que é dos anos 1960 e nunca mudou. "Eu não quero uma regulação de mídia de Cuba", afirmou citando o país comunista. "Mas da Inglaterra ou dos Estados Unidos. Uma mídia que só fala o que o governo quer é muito chata".
Lula foi o último presidenciável a comparecer no Flow, onde os convidados são chamados para longas entrevistas em tom informal. Sua entrevista foi também a de maior audiência: com menos de uma hora de programa, exibido no YouTube, o encontro atingiu mais de um milhão de espectadores. Até então, a maior marca era de Jair Bolsonaro, que participou em agosto e alcançou 550 mil usuários.
Imagem: reprodução/YouTube
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