INSS deve parar nesta quarta-feira (7) por falta de recursos
Em ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, o INSS alertou: "a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS".
Isso poderá ocasionar no fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos de benefícios e interrupção de contratos com terceirizados, conforme informou a CNN Brasil, que teve acesso ao documento.
O ofício, assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na última sexta-feira (2) com o assunto o "impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS", informou a reportagem.
Além disso, o órgão já estaria pedindo por recomposições orçamentárias há algum tempo e alertou para a dificuldade de cumprir com os pagamentos de aposentadorias em dezembro. Esses apelos, no entanto, não teriam tido resultado.
Neste último ofício, Gastaldello ainda ressaltou que apesar dos esforços do INSS e da parceria do Ministério do Trabalho, que "auxiliou com orçamento enquanto foi possível", o órgão irá adotar medidas de "caráter emergencial".
Os ministérios da Economia, do Trabalho e o INSS, não se manifestaram sobre o caso.
Imagem: reprodução/Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.