terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Silas Malafaia usa tática bolsonarista contra Bolsonaro

Por Vinicius do Valle, no Congresso em Foco: Grandes pastores que andaram de mãos dadas ao bolsonarismo agora se encontram em posição difícil. E quanto mais forte esse laço foi, mais complicada está a situação. É o caso de Silas Malafaia, apoiador de primeira ordem do ainda presidente. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, tal como outras lideranças evangélicas, apoiou a reeleição de Bolsonaro, utilizando-se de toda a retórica da "guerra espiritual" e da demonização do adversário.
www.seuguara.com.br/Silas Malafaia/Jair Bolsonaro/bolsonarismo/bolsonaristas/

Acontece que o adversário venceu, contrariando as apostas, profecias e a militância desses pastores. Como as acusações do período eleitoral, obviamente, não eram sérias, e como estar perto do poder rende benefícios que esses religiosos não querem abrir mão, os mesmos que demonizaram Lula e o PT agora tentam uma aproximação com o futuro governo.


Essa aproximação, porém, tem encontrado um grande obstáculo: os fiéis radicalizados. Afinal, depois de tanta campanha por parte desses pastores, parte dos evangélicos acham mesmo que "não é possível ser cristão e de esquerda", que "Lula é a representação do mal" e a eleição foi uma "guerra espiritual". 

Muitos estão, inclusive, participando dos atos antidemocráticos que tomaram estradas e, agora, povoam portas de quartéis.


Frente a esse quadro, esses pastores pedem tempo para conseguirem mudar o discurso e a abordagens das igrejas em relação a Lula e o PT. Mas esse tempo seria bem mais curto se Bolsonaro aceitasse a derrota e agisse para desradicalizar sua base. Como o ainda presidente age no sentido contrário, coloca em maus lençóis qualquer movimento dos pastores no sentido da desradicalização.


O que Malafaia fez semana passada, dizendo que o presidente tem a caneta e deveria "chamar logo os militares para pôr ordem no país" parece ser, ao contrário de uma sinalização de apoio, um ultimato: "mostre logo que você não pode fazer isso e nos deixe negociar com o novo governo!".


Ao fazê-lo, ainda Silas Malafaia pode dizer aos seus: eu bem que tentei, mas o presidente que não quis radicalizar. Culpem a ele.

Uma tática típica do bolsonarismo: inflamar sua base contra os outros.


Imagem: reprodução/Foto: Isac Nóbrega/PR


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger