terça-feira, 8 de agosto de 2023

Política: Se não tivesse o Centrão, o Brasil seria uma Argentina, diz Lira

Por Wendal Carmo*: O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender a incorporação de PP e Republicanos à base de apoio ao governo Lula (PT) e afirmou que sem o Centrão, “o Brasil seria uma Argentina”. As declarações foram concedidas nesta segunda-feira 7 durante entrevista à Rádio Mix FM, em Maceió.
www.seuguara.com.br/Arthur Lira/presidente da Câmara dos Deputados/Centrão/

Lira negou interesse pessoal em abocanhar mais espaço na Esplanada dos Ministérios, mas defendeu ajustes na atual composição para aprovar matérias importantes no Congresso. O parlamentar também disse considerar que o Senado está mais contemplado pela divisão ministerial do que a Câmara.

“Muitos me tratavam assim: o deputado Arthur Lira é o sustentáculo do governo Bolsonaro. É quem dá sustentação e quem dá apoio. Qual era o ministério que a gente tinha no governo Bolsonaro? Qual era o espaço que a gente tinha? Eu nunca prezei por isso”, disse Lira. “Muitas vezes essas histórias de ‘ah, o Arthur quer a Saúde, o Arthur quer isso, o Centrão quer aquilo’… Primeiro que, se o Brasil não tivesse o Centrão, ele seria uma Argentina.”


“Ele [Lula] não balanceou ali a Câmara e o Senado. Tem bastante Senado nos ministérios, mas pouca Câmara. Por exemplo, tem partidos com 15, 30 deputados, com três ministérios. Tem partidos com 50 deputados que não têm ministério algum”, alegou o presidente da Câmara. “Então, se o critério do governo, não o nosso, é de acomodação de partidos na Esplanada, ele está desequilibrado.”


O ingresso de lideranças do PP e do Republicanos no primeiro escalão do governo tem sido discutido nas últimas semanas. As legendas do Centrão tentam obter mais espaço na Esplanada, enquanto o Palácio do Planalto vê a composição como uma oportunidade de consolidar sua base de apoio no Congresso.


O partido de Lira, por exemplo, indicou o deputado André Fufuca (MA) para ocupar um ministério com orçamento robusto. Já no Republicanos, a expectativa é que Silvio Costa Filho (PE) seja escolhido para uma pasta na dança das cadeiras.

Mesmo com a entrada dos parlamentares no governo, as siglas sinalizam que não devem aderir formalmente – ao menos neste momento – à base da gestão federal, devido a resistências internas.


*Wendal Carmo é repórter e redator do site de Carta Capital

Imagem: reprodução/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger