quarta-feira, 15 de junho de 2011

Satiagraha - STJ ignora fatos e anula provas da operação. [vídeo]

Comentei aqui sobre a operação Satiagraha, em um pequeno texto publicado no início de Agosto/2008. Transcrevi, na ocasião, o que dissera o principal acusado, o banqueiro Daniel Dantas, quando da sua prisão. Ameaçou contar tudo o que sabe sobre a corrupção no Brasil. Em seus vários desdobramentos, foram acrescidos ao processo novos acontecimentos e revelações. E o Caso, parou nos obscuros trâmites da Justiça. Na semana passada (terça, 7), os ministros da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acolheram o pedido de habeas Corpus para Dantas, e decretaram a ilegalidade da missão Satiagraha.
O Ministério Público Federal, através do procurador, Rodrigo de Grandis, já se manifestou dizendo que a operação é legal. E deverá entrar com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), na esperança de reverter a decisão do STJ.

Quando eclodiu este fabuloso esquema de corrupção onde estiveram envolvidos banqueiros e políticos, a grande mídia, notadamente a Rede Globo, ajudou a produzir provas do crime. Revelando o esquema de suborno orquestrado pelos empregados de Daniel Dantas. Um fato ignorado pelo STJ, mas o vídeo está bem guardado nos arquivos da maior Rede de TV aberta da Brasil. Que agora, como todo o segmento importante de comunicação, inexplicavelmente se cala, diante deste novo fato.

Coube a Blogosfera trazer a baila o conteúdo da reportagem, e esmiuçar dados do vídeo que comprovam claramente, que existia (ou existe) todo um esquema para desmontar a operação Satiagraha.

Publicado originalmente no Blog Acerto de Contas, o vídeo, foi linkado pelo Conversa Afiada, do apresentador da Rede Record, Paulo Henrique Amorim. Que comenta e esclarece dados importantes revelados pelos personagens meliantes no decorrer das imagens.




Sob o título: Que tal ganhar um dinheiro em cima de Daniel Dantas?, Pierre Lucena, criou a postagem no Acerto de Contas, para divulgar o e-mail que recebera do Google, convidando-o para vincular propagandas no vídeo. Pois, ao carregá-lo para seu canal, gerou expressiva audiência, com mais de 8.000 visualizações em poucos dias. Anteriormente, em Março de 2010 (época da reportagem), o vídeo foi carregado para o YouTube por Navalijow.

Quando lá atrás, me referi a operação Satiagraha, me impressionou as palavras ditas por Daniel Dantas. Me pareceu serem ditas para intimidar a Justiça, o Governo, ou quem quer que seja. Tenho a mesma impressão agora, com a estranha decisão do STJ. Mesmo diante das evidências sobre as ações delituosas do banqueiro bandido. Pobre do nosso Brasil! Coitado do nosso sistema Judiciário, que igualmente se vê preso a um sistema de corrupção inabalável. Leis impraticáveis impedem o trabalho de quem ainda luta por justiça neste país. Advogados matreiros nadam de braçada pelo sistema, em conluio com homens poderosos. Ignoram instituições importantes, como a própria Polícia Federal. Nossas Leis não servem mais para nada. Estão cheias de incongruências, buracos e bruxarias, que permitem a livre prática do crime e a impunidade de um modo geral. Aí está mais uma vez, a prova. Até onde irá nossa capacidade de indignação?

Imagem: fenapef.org 
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger