quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Varre, varre vassourinha

vassourinha-Dilma-JânioQudros Antes da viagem à Cuba, na Segunda (30), a  presidente Dilma Roussef acertou com a direção do PP a saída do ministro da Cidades, Mário Negromonte. Este é o nono ministro a deixar o Governo. Dos nove que saíram, seis foram por denúncias de irregularidades. Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Carlos Luppi e Orlando Silva. Dilma Rousseff, parece ter absorvido o estigma do ex-presidente, Jânio Quadros, eleito em 1961, que teve em sua campanha um jingle que se tornou muito popular, que o ajudou a se eleger.


Até hoje a musiquinha, varre,varre vassourinha, é lembrada. A vassourinha virou símbolo de limpeza da imoralidade e corrupção que naqueles tempos já permeava os poderes públicos. Jânio, não chegou a utilizá-la adequadamente. Não fez nada que prometera. Obrigado a aliar-se a partidos e setores que antes atacara. Desagradou o povo. O controverso presidente, que utilizava em seus pronunciamentos uma sintaxe à parte, (fi-lo, porque qui-lo; bebo porque é líquido, se fosse sólido, bebe-lo-ia; são frases a ele atribuídas), não durou mais que sete meses no comando do país. Renunciou por não suportar a pressão, segundo ele, de “forças ocultas” terríveis. 

vassourinha-Dilma-JânioQuadros Hoje, Dilma Roussef, segue brandindo solitária, a vassoura que Jânio prometera usar. O  inconsciente coletivo volta a manifestar-se conclamando o povo para a necessidade de retomar àquela intenção desprezada pelo ex-presidente.

Recentemente, protestos contra a corrupção política lançaram mão do antigo símbolo, “plantando” vassouras nas imediações do Congresso Nacional. Na praia de Copacabana, uma ONG colocou 594 vassouras na areia, representando os deputados e senadores, simbolizando a limpeza que a sociedade deseja que se faça com urgência, nos diversos setores dos poderes públicos.

Há alguns dias, Dilma teria iniciado a faxina nos escalões inferiores do ministério das Cidades. Cássio Peixoto, chefe de gabinete do ministro, e João Ubaldo Coelho Dantas, chefe de acessoria parlamentar, foram afastados por envolvimento com lobistas.

O desgaste do ministro Mário Negromonte, considerado de desempenho fraco, e sem apoio do seu próprio partido, começou quando o jornal O Estado de S. Paulo publicou um documento “supostamente forjado pela diretora da Mobilidade Urbana do ministério, Luiza Gomide, em que teria sido adulterado um parecer técnico que vetava a mudança de um projeto de mobilidade em Cuiabá”. A suposta adulteração teria elevado os custos da obra em R$ 700 milhões.
Dentre as denúncias, aparece o nome do tesoureiro do Partido Progressista (PP), Leodegar Tiscosk, e outros integrantes da legenda, que liberavam recursos para empreiteiras com obras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).    

Negromonte assumiu o Ministério das Cidades em janeiro de 2011, por imposição de seu partido, o PP,  e já está varrido do Governo . Até Sexta-feira, quando a presidente chega do Haiti, deverá apresentar sua carta de demissão.


 
Fonte: Portal Terra, com informações do Estadão
Imagem: CBN/MIltonJung.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger