quinta-feira, 21 de junho de 2012

Acordo Lula-Maluf: quando uma foto revolta mais que um fato

No anúncio oficial da aliança entre o PP e o PT para fortalecer a campanha do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo, uma foto divulgada na mídia em que aparece o ex-presidente Lula cumprimentando o ex-prefeito paulista e agora Deputado Federal (PP-SP), Paulo Maluf, foi um desastre. A militância do Partido dos Trabalhadores parece não ter aprovado a aliança, e não gostou nem um pouco de ver Lula junto com Maluf.
Tanto, que Luiza Erundina também ex-prefeita da cidade, que trocou o PT pelo PSB há muito tempo, não aceitou subir no mesmo palanque com seu inimigo político de muitos anos. Não se sabe se foi exatamente pela foto, mas Erundina desistiu de ser vice na chapa de Haddad. A foto repercutiu negativamente nas redes sociais. Apartidários, simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e adversários criticaram o fato e a foto com extrema veemência, principalmente no Twitter.

 Reprodução/DiretodaRedação

Não dá pra mensurar até que ponto Lula queimou o filme perante a opinião pública e entre seus pares no PT paulista, ao  aliar-se com um inimigo histórico do seu Partido. Preteriu Martha Suplicy, que também foi prefeita da cidade, ao indicar Haddad. Perde Erundina, que disse que irá seguir as diretrizes do seu Partido atual. Lula, espera com os minutos a mais que ganhou na TV ao aliar-se com o PP de Maluf alavancar a campanha do representante do seu Partido e levá-lo ao segundo turno. Certamente com José Serra, em primeiro nas pesquisas. Conquistar o poder político em uma das maiores cidades do mundo, e depois no Estado, parece ser esta a obsessão de Lula.

Erundina, demonstrou postura ética e ideológica ao negar-se trabalhar ao lado de Maluf. Lula, percebeu deste muito tempo que para se chegar ao poder político, o idealismo deve ficar em segundo plano. Partiu para as alianças, fidedignas ou não. Foi assim com Sarney (PMDB), depois com Collor. Foi re-eleito, e elegeu sua indicada, Dilma Rousseff, atual presidente da República. Quer fazer o mesmo com Fernando Haddad. Só que Luiza Erundina, não se ateve ao fato de que ao longo de dois mandatos o ex-presidente se manteve poder costurando alianças que provocaram até dissidências no Partido do Governo.

Entretanto, não só a Erundina uma foto mais que um fato, provocou revolta e indignação. Mas também a centenas de militantes, simpatizantes, ex-petistas, adversários políticos, apartidários, que como a grande maioria do povo brasileiro não tem memória política. Não porque não querem, mas porque não pertencem efetivamente ao ramo. O emaranhado sistema político brasileiro não permite a quem não esteja dentro do sistema compreender que os conluios, conchavos e acertos acontecem para que todos, dentro do sistema, se mantenham no poder pelo poder. E através deles possam locupletar-se mutuamente.

A presidente atual, Dilma Rousseff, vem conduzindo as questões políticas e sociais da nação de forma até surpreendente, mesmo com todas as dificuldades que se apresentam. Constantemente tem procurado varrer os rastros de corrupção deixados no Governo,  pelos responsáveis de alguns ministérios, os quais foram distribuídos entre os partidos conforme a composição da base de apoio. E do jeito que se apresenta a realidade política, a presidente terá muita dor de cabeça para conciliar interesses da sociedade com exigências dos partidos aliados, em nome da tal governabilidade.

Paulo Cavalcanti, que se intitula especialista em nada, como se julga também o responsável pelo Blog do Guara, escreveu: "temos uma presidente, "refém" de um bloco de sete partidos, cujo curinga da composição, é o PMDB". Como maior Partido político do Brasil, sob a presidência de Michel Temer, que é o vice de Dilma, eu diria que o PMDB é o "dono do baralho". Adivinha quem normalmente dá as cartas no jogo? Se você pensou Temer, acertou. E no momento atual de plena campanha para as eleições de prefeitos? Quem é que determina o candidato que tem cacife para o jogo? Lula - que aparece na foto fazendo de um medonho inimigo político, um aliado de peso para suas pretensões políticas futuras.

Cavalcanti, conclui o episódio de Erundina, e por extensão a todos aqueles que tiveram reação exarcebada com a referida foto comprometedora de Lula, com uma frase. Que segundo ele, seu pai costumava dizer nestas horas - "Quando a polícia invade a zona, não adianta dizer, aqui eu só toco piano, e não sei nada do que acontece no andar de cima". Para ilustrar o que escreveu sobre o fato, incluiu uma montagem da polêmica foto reproduzida abaixo.

 
Ora! eu diria que o ponto de vista de Cavalcanti não poderia ter sido mais acertivo. Tanto, quando se referiu  à reação de Erundina em relação a foto, quanto ao lembrar que Lula faz um pacto não só com um inimigo político, como também com um inimigo do império chamado Brasil. A figura do personagem de ficção "Darth Vader" utilizada por Cavalcanti, retrata com muita propriedade que Lula fez uma aliança duvidosa com um político que representa o protótipo do corrupto brasileiro, inimigo da nação. Daí toda a repulsa e indignação com a foto. Todos conhecem a trajetória do famoso político, admitido agora como parceiro do PT. Este é o cerne de toda a história. E acima de tudo, como se faz política no Brasil de hoje em dia.

Abrindo um parenteses, essa prática de alianças para se obter vantagem política, é tão comum no meio, que é impossível fugir quando das campanhas eleitorais, sejam elas minoritárias ou majoritárias. Pouco valor se deu ao fato de que Serra também queria o apoio de Maluf, detentor de certo poder político no Estado de São Paulo, onde tem eleitorado cativo. E que o PSDB, recentemente se aliou ao PR de Valdemar Costa Neto, que todo mundo lembra de outras passagens por comportamento anti-ético. Só que não houve foto do fato. Já no fato da aliança Maluf-PP-Lula-PT, houve de tudo um pouco. Só não foi transmitido ao vivo. Mas resultará em um desastre político, tanto para o PT quanto para o Lula. O tempo dirá. Não se pode imaginar que o resultado desse pacto, ou simples estratégia política, possa realmente dar certo, e levar Haddad ao segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo, como é o desejo de Lula.




Fato é, como mencionado no comentário de Bob Fernandes no vídeo acima, que um dos personagens da polêmica foto, Paulo Maluf, conhecido pelo bordão "rouba, mas faz", não pode deixar o Brasil; ele está na lista dos "Mais Procurados" da Interpol.

Via Blog do Mello, descobri que Maluf e o banqueiro bandido Daniel Dantas, integram a lista dos mais corruptos do mundo. Segundo um relatório publicado pelo Banco Mundial no final de 2011, chamado “mestres da manipulação de marionetes” que pode ser conferido no site http://apublica.org/. As ações corruptas do maior espertalhão da política brasileira estão longe do maior e mais propalado escândalo de corrupção do país, segundo a mídia tendenciosa, protagonizada pelos "aloprados" do PT, que ficou conhecido como "mensalão". O atual mais importante aliado político do PT paulista, é procurado pela Interpol por fraude, roubo, lavagem de dinheiro, e outras coisinhas. Ele não pode pisar no solo de nenhum dos 190 países-membros da polícia internacional. Entretanto, se sair vitorioso com esta espúria aliança, poderá viajar tranquilamente para 7 países que não são membros da Interpol, os únicos lugares que restam para o Doutor Paulo curtir tranquilamente o que resta da sua vida, conforme sugere Gabriel Prehn Britto em seu blog.    

Fatos falam por si só. Fotos, são apenas imagens. Mas lembram a história e o caráter dos personagens que nelas aparecem. Talvez, tenha sido esse o motivo da revolta de Luiza Erundina e dos demais.
Lembrando a frase do personagem Hamlet, de William Shakespeare, "existem mais coisas entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia", convicto posso afirmar que o Brasil precisa urgentemente de uma reforma política que iniba ações inescrupulosas de aventureiros e mal intencionados que almejam o poder por pura ganância. E o resto, que se exploda!
Outra, "Me diga com quem andas e te direi quem és", é um dito popular que jamais se aplica, ou se aplicará algum dia no exercício da rasteira política que é praticada no Brasil. Infelizmente.

FHC fez sumir a foto que tirou com Maluf; Lula conseguira?

 

Imagens: DiretodaRedação. 
Editado: 22/06/2012 


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Claudio Castro disse...

Olá .. Eu fiz a montagem do Vader.. se quiser ver outra, a continuação, olhe na minha página:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=414370121938162&l=0d04777f1d

Abraço,

Claudio

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger