segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mídia venal: uma rápida olhada para o passado e o presente

A Rede Globo, recentemente estreou nova versão do programa Big Brother Brasil. Mais uma ação da maior emissora de TV do Brasil na tentativa de resgatar audiência que ultimamente foi ladeira abaixo. Interessante notar, que a maioria esclarecida de telespectadores demonstra, principalmente através da redes sociais, ser contra este tipo de reality show.
Porém, a cada ano a emissora volta com uma nova edição em busca dos importantes pontos no IBOPE.
Fosse alvo de interpelação dos órgãos de censura, certamente recorreria aos direitos inalienáveis da liberdade de expressão e pensamento. Haja vista as recentes críticas à Lei de Médios em discussão no Congresso. No entanto, há anos vem sempre insistindo na mesma fórmula, impondo ao grande público esse tipo de programa que em nada contribui para um entretenimento que valha a pena. Ao contrário, é cada vez maior o número de pessoas que protestam quanto a qualidade da programação da TV brasileira de um modo geral.


Com este exemplo, podemos verificar que não é de hoje que o quarto poder se assanha e enfia goela abaixo do telespectador ou do leitor, aquilo que deseja. Essa prática de jornalismo tendencioso vem de muito longe, e em vez de informar e publicar a realidade dos fatos, desinforma e induz a interpretações equivocadas. A grande mídia de um modo geral, sempre foi protagonista de acontecimentos que envergonharam e envergonham a história do Brasil. Sempre esteve desclassificando qualquer tipo de regulação governamental contrária a seus interesses.  

Para a Mídia venal, esta semana foi uma semana Boimate, segundo o jornalista Miguel Baia Bargas, ao comentar em seu Blog uma matéria intitulada A Semana dos Grandes Erros na Grande Imprensa, publicada no site 247. No passado, erros gritantes também foram produzidos. Ressalvadas a ética e a conduta ilibada de profissionais que atuam nessas grandes corporações midiáticas, como também da maioria dos Senhores ministros da Suprema Corte, tanto Mídia quanto STF protagonizaram acontecimentos, ora inverídicos e inconsequentes, ora injustos e parciais.

O jornalista Bepe Damasco, blogueiro e ativista político, nos lembra alguns deles, que deixaram uma nódoa de vergonha na história do país. Transcrevo abaixo.

"STF entrega Olga Benário Prestes aos nazistas : Grávida do líder comunista Luis Carlos Prestes, a judia Olga Benário foi deportada e acabou assassinada num campo de concentração nazista, nos  anos 30. O Supremo contribuiu decisivamente para o martírio de Olga, ao negar um pedido de habeas corpus em seu favor. O relator do processo foi o ministro Bento de Faria. O STF era presidido por Edmundo Lins.

Mídia ajudou a levar Vargas ao suicídio -  Sob fogo cerrado do poder econômico e seus sócios na imprensa da época, como O Globo, Rádio Globo, Tribuna da Imprensa e Dários Associados, Vargas mete um tiro ne peito. Esses veículos foram os principais alvos da revolta popular que se seguiu à morte do presidente da República, tendo suas sedes invadidas e incendiadas pela massa enfurecida e seus jornais empastelados.

Firmes e unidos no apoio ao golpe militar - Jornal do Brasil, o Globo, Tribuna da Imprensa, Folha, Estadão, Correio da Manhã, Diários Associados e Tribuna da Imprensa fomentaram e apoiaram decididamente  a quebra da ordem constitucional do país. A implantação da ditadura no Brasil foi saudada efusivamente por todos esses jornais. Durante os anos de terror, a imprensa tratava os que resistiam à ditadura como terroristas. A Folha de São Paulo chegou ao ponto de emprestar suas viaturas para a Operação Bandeirantes (Oban).

Supremo apoia usurpação do poder - O presidente do Supremo, em 1964, Álvaro Ribeiro da Costa, legitimou o golpe,a farsa e a usupação do poder ao comparecer e prestigiar a posse do presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazilli, na presidência da República, quando o presidente João Goulart ainda estava em território nacional e, portanto, gozando dos todos os poderes constitucionais conferidos pela soberania popular.

Globo trama fraude junto com Proconsult - Se não fosse Leonel Brizola ter colocado a boca no trombone diante dos correspondentes estrangeiros, teria sido consumada uma fraude monumental nas eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro, em 1982. Restou provado o conluio entre a empresa mandrake de informática Proconsult  e a Globo para dar a vitória ao candidato da PDS (ex-Arena), Moreira Franco.

O escândalo fabricado da Escola Base - Com grande estardalhaço, em 1984, a mídia denunciou abusos sexuais cometidos contra crianças de quatro anos pelos donos e professores da Escola Base, de São Paulo. Logo as investigações revelaram que nada disso acontecera e que todas as acusações eram falsas. Embora a Globo, por exemplo, tenha sido condenada a pagar, a título de indenização por danos morais, 1,35 milhões aos injustamente acusados, a escola teve que fechar as portas e seus proprietários tiveram suas vidas destruídas.

A histórica armação no debate Lula x Collor - A TV Globo conseguiu frear a subida de Lula rumo à vitória no segundo turno das eleições presidenciais de 1989 através de uma edição fraudulenta do último debate entre os dois candidatos, ocorrido depois que o período de propaganda eleitoral dos candidatos havia terminado.

Mídia mostra sequestradores com camisa do PT - Numa encenação patética e grosseira, na véspera da eleição de 1989, a polícia prendeu os sequestradores do empresário Abílio Diniz, os quais foram obrigados a se vestirem com camisas do Partido dos Trabalhadores e da campanha de Lula à presidência. Mesmo sabendo que os depoimentos dos sequestradores e a entrevista do delegado responsável pelo caso  não deixavam dúvidas de que não havia nenhuma ligação do crime com a política brasileira, os jornalões fizeram questão de estampar as fotos para prejudicar a candidatura de Lula.


STF garante impunidade de torturadores - Em 2010, o STF decidiu, por 7 votos a 2, pela não revisão da Lei da Anistia, negando provimento a uma ação da OAB segundo a qual crimes contra a humanidade como a tortura não podem ser alcançados por anistias. Ao contrário do que aconteceu na Argentina, no Chile e no Uruguai, que julgou e puniu os criminosos de suas ditaduras, no Brasil, essa decisão do Supremo varreu para debaixo do tapete os horrores dos porões da ditadura brasileira, assegurando a impunidade dos que torturaram, sequestraram e mataram.

Dilma enfrenta eleição mais suja da história - O candidato Serra e seus ferrenhos apoiadores na mídia lançaram mão, em 2010, de um estoque de baixarias e calhordices contra a canditada Dilma Rousseff jamais visto na história das eleições brasileiras. Destilando ódio e intolerência, os jornalões, as revistas e a Globo fizeram uma campanha obscuratista ao extremo, com base em ataques pessoais, calúnias e infâmias contra a candidata." (Lembram da Ficha Falsa de produzida pela Folha de São Paulo - grifo do editor do blog).

Significado de Venal: segundo o Michaelis, adj m+f (lat venale1 -Que se vende; que se pode vender; suscetível de venda. 2 - Diz-se do valor real, que tem na praça uma mercadoria. 3 - Exposto à venda. 4 - Relativo à venda. 5 - Que é passível de peita; o mesmo que venoso. Outra definição, clique aqui.








RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger