segunda-feira, 30 de maio de 2022

Direita cooptou redes sociais e mundo jurídico se acovardou, diz Alexandre de Moraes

No Conjur: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta sexta-feira (27), em São Paulo, que o populismo de extrema direita busca dominar as redes sociais com objetivos antidemocráticos. A afirmação foi feita durante uma aula especial da disciplina "Dogmática e Crítica da Jurisprudência", da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, da qual o ministro é um dos coordenadores. O ministro Gilmar Mendes, do STF, também esteve presente à aula especial.


Segundo Alexandre, que é o principal alvo no Supremo das críticas dirigidas pelo presidente Jair Bolsonaro aos ministros da corte, o populismo quer a "cooptação total" dos espaços - e tem sido "extremamente competente" nesse sentido. "( A extrema direita) verificou: 'Se a voz está lá (nas redes) agora, vamos dominar essa voz'", disse o magistrado.


O ministro não poupou o Judiciário em sua fala. Para ele, o sistema de Justiça brasileiro, por não reagir à altura, foi incapaz de conter os avanços contra o Estado democrático de Direito. "O mundo jurídico se acovardou e criou uma falsa ideia de liberdade de expressão que não existe para nada", observou o ministro. "Criamos um monstro onde não há lei".


Alexandre preside o inquérito das fake news e é relator do processo em que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), aliado de Bolsonaro, foi condenado por ameaçar ministros do Supremo.


Nos último dias, o ministro foi alvo de notícia-crime oferecida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto abuso de poder. A ação, porém, foi arquivada nesta quinta-feira (26) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Em sua justificativa,  o PGR alegou que decidiu pelo arquivamento devido ao fato de Bolsonaro já ter encaminhado ao STF pedido de abertura de inquérito contra Moraes.


Imagem: reprodução/Foto: Carlos Moura/SCO/STF


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger