segunda-feira, 25 de julho de 2022

Fake news sobre urnas eletrônicas só servem para pavimentar narrativa do golpe. Por Edgar Matsuki

Texto originalmente publicado por Edgar Matsuki, no boatos.org: Mais uma vez, semana é recheada por notícias falsas novas e velhas sobre urnas eletrônicas. Movimento que não ajuda Bolsonaro eleitoralmente só tem uma função: pavimentar terreno para um golpe e movimentar uma minoria barulhenta.
www.seuguara.com.br/urnas eletrônicas/fake news/golpe/

Mais uma vez, estamos escrevendo um A Semana em Fakes para sobre urnas eletrônicas. Em uma semana na qual o próprio presidente do país convocou embaixadores para reforçar acusações já desmentidas (não só pelo Boatos.org como também por outros serviços de checagem, sites de notícias e TSE) sobre o processo eleitoral brasileiro, precisamos, novamente, falar sobre este tipo de desinformação.


Mais do que alertar para as últimas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas (algo que já fizemos em outras oportunidades como no A Semana em Fakes 31 e no A Semana em Fakes 66), vamos refletir sobre esse movimento que visa, com acusações sem provas, descredibilizar o processo eleitoral.


De cara, podemos falar sobre o que movimentos como esse NÃO são capazes de fazer. A coisa mais elementar é trazer votos para Bolsonaro. A partir do momento no qual o presidente age como os seus seguidores fanáticos e dispara informações erradas sobre o processo eleitoral, ele afasta as pessoas mais sensatas (que, felizmente, é a maioria dos eleitores).


Cada vez mais os "30%" (ou 25%, 20% etc.) mais fieis vão ficar "fechados com Bolsonaro" enquanto os outros "70%" (ou 75%, 80% etc.) vão se afastar dele. Quem quer ser presidente não ganha nada com isso (talvez para um candidato ao legislativo seria o suficiente). Está claro que o "xororô antecipado" está deixando (para desespero dos aliados) Bolsonaro mais perto da derrota.


O uso de fake news sobre o assunto também não vai colocar a opinião pública contra as instituições que controlam as eleições brasileiras. Os argumentos de, por exemplo, não haver auditoria, de falta de idoneidade do TSE ou, ainda, de "hackers", são tão frágeis que só convencerão (pelo menos sem provas) quem quiser ser convencido.


Aqui cabe um parêntese: é claro que precisamos cada vez reforçar a segurança do processo eleitoral e buscar tecnologias que busquem modernizar as eleições. Isso não tem nada a ver com acusar sem provas apenas com o intuito de confundir algumas pessoas e tumultuar o processo eleitoral.


Agora que já destacamos para que não servem as campanhas de desinformação sobre urnas eletrônicas, vamos refletir em relação ao que serve este monte de fake news que são espalhadas por aí. 


Em segundo plano, serve para Bolsonaro fidelizar os mais fiéis. Idiotas que acreditam que o mundo não passa de um amontoado de teorias da conspiração não se veem refletidos em qualquer candidato (nem em qualquer pessoa). A partir do movimento que Bolsonaro estende a mão para seu grupo, vira "o líder" que eles querem.


Só que, se esse grupo não "ganha eleição" por que Bolsonaro não suaviza o discurso? Mais uma vez, a resposta é simples. No caso de uma derrota do atual presidente, vão ser essas pessoas que vão sustentar uma narrativa golpista. Em outras palavras, vão ser estes que vão pressionar e, quiçá, marchar a favor de "uma intervenção militar com Bolsonaro no poder". E, sim, esse é o principal objetivo deste tipo de fake news.


Ou seja: não é possível ver qualquer benefício, mesmo para Bolsonaro, destas fake news sobre o processo eleitoral. Uma vez que as acusações não convencem ninguém, elas só servirão para que uma minoria barulhenta faça pressão para um golpe que não irá ocorrer (frisa-se) no caso de uma derrota do presidente.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger