Desesperado, clã Bolsonaro espalha fake news sobre Lula sequestrar a poupança dos brasileiros
"PT pretende confiscar o dinheiro do povo", diz a fake news compartilhada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro e pivô da investigação sobre as rechadinhas que supostamente enriqueceram ilicitamente a família presidencial.
A fake news afirma que Lula vai "sequestrar" o dinheiro aplicado no banco, na previdência privada, em imóveis, recursos de empresas e outros investimentos dos brasileiros.
Flávio complementa: "Como o ex-presidiário no poder, nem o seu dinheiro no banco você vai conseguir proteger! Confia no PT."
Manipulação evidente
Para cair na fake news, é preciso ter sido reprovado em interpretação de texto. É que a notícia falsa foi forjada a partir do desvirtuamento de uma reportagem veiculada na CNN Brasil.
A matéria original diz que "gente muito próxima a Lula", mas que não faz parte do núcleo duro da campanha, defende uma espécie de "quarentena fiscal" caso ele vença as eleições.
O grupo formado por "ex-dirigentes petistas" elaborou um suposto documento interno sobre a economia, entre outras medidas, a decretação de estado de emergência a partir de 2023 para permitir o furo da "regras fiscais" e utilização do orçamento da União livre de amarras.
O tal documento fala ainda em corrigir o orçamento, recuperar o papel do BNDES e outros bancos públicos, cobrar imposto sobre grandes fortunas, lucros e dividendos, retomar o Bolsa Família e o Mais médicos, além de realizar concursos para superar a defasagem dos quadros de servidores públicos. O documento foi assinado por José Genoíno e Rui Falcão, diz o repórter da CNN.
(...)
Imagem: reprodução/GGN
***
[Estatuto do PT não fala em confisco de poupança e ativos financeiros]
***

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.