quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Desesperado, clã Bolsonaro espalha fake news sobre Lula sequestrar a poupança dos brasileiros

Redação/GGN: Nesta quarta-feira (21), faltando 11 dias para as eleições gerais de 2022, o clã Bolsonaro decidiu aterrorizar o eleitorado com a notícia falsa de que Lula (PT), se eleito, vai confiscar a poupança e os investimentos dos brasileiros. A falsificação joga com a memória dos brasileiros que sofreram com o confisco da poupança durante o governo Collor.
www.seuguara.com.br/fake news/poupança/PT/Lula

"PT pretende confiscar o dinheiro do povo"
, diz a fake news compartilhada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro e pivô da investigação sobre as rechadinhas que supostamente enriqueceram ilicitamente a família presidencial. 


A fake news afirma que Lula vai "sequestrar" o dinheiro aplicado no banco, na previdência privada, em imóveis, recursos de empresas e outros investimentos dos brasileiros. 

Flávio complementa: "Como o ex-presidiário no poder, nem o seu dinheiro no banco você vai conseguir proteger! Confia no PT."


Manipulação evidente

Para cair na fake news, é preciso ter sido reprovado em interpretação de texto. É que a notícia falsa foi forjada a partir do desvirtuamento de uma reportagem veiculada na CNN Brasil.

A matéria original diz que "gente muito próxima a Lula", mas que não faz parte do núcleo duro da campanha, defende uma espécie de "quarentena fiscal" caso ele vença as eleições.


O grupo formado por "ex-dirigentes petistas" elaborou um suposto documento interno sobre a economia, entre outras medidas, a decretação de estado de emergência a partir de 2023 para permitir o furo da "regras fiscais" e utilização do orçamento da União livre de amarras. 


O tal documento fala ainda em corrigir o orçamento, recuperar o papel do BNDES e outros bancos públicos, cobrar imposto sobre grandes fortunas, lucros e dividendos, retomar o Bolsa Família e o Mais médicos, além de realizar concursos para superar a defasagem dos quadros de servidores públicos. O documento foi assinado por José Genoíno e Rui Falcão, diz o repórter da CNN.  

(...)

Imagem: reprodução/GGN

***

[Estatuto do PT não fala em confisco de poupança e ativos financeiros]

***   


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger