domingo, 25 de setembro de 2022

Moraes convida presidenciáveis a conhecer sala de totalização de votos do TSE, chamada de 'secreta' por Bolsonaro

Por Carta Capital : O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou os candidatos à presidência da República a conhecerem a sala de totalização dos votos, chamada de “sala secreta” pelo presidente Jair Bolsonaro.
www.seuguara.com.br/Alexandre de Moraes/TSE/visita/presidenciáveis/sala secreta/

Nesta semana, Bolsonaro voltou a mencionar uma sala em que “ninguém sabe o que acontece” no TSE, o que não existe. A totalização dos votos — que equivale à soma dos resultados das urnas eletrônicas — é coordenada em uma sala com acesso livre para diversos representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

“A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais”, disse o TSE em nota.

Formalmente, o local é chamado de Seção de Totalização. Lá trabalham 20 servidores que, no dia da eleição, estarão em contato com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Essa equipe “atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação  dos resultados”, de acordo com o TSE. 

A soma dos votos em si é feita por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, informa a Corte. Essa máquina utiliza os sistemas desenvolvidos pela equipe de totalização.

A visita com candidatos à Presidência está marcada para as 10h da próxima quarta-feira, 28. A Corte ainda não informou quais candidatos irão comparecer.

Bolsonaro tem feito uma série de declarações pondo em xeque a lisura do processo eleitoral brasileiro. Em entrevista, ele chegou a dizer que não podia admitir que “meia dúzia de pessoas tenham a chave criptográfica de tudo, e essa meia dúzia de pessoas, de forma secreta, conte os votos numa sala lá do TSE”, o que não é verdadeiro — não há “chave criptográfica” e os boletins de urna são impressos nas zonas eleitorais e divulgados de forma eletrônica pelo TSE.


Fonte: 



RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger