sábado, 28 de outubro de 2023

Os vendilhões do templo de olho nas eleições 2024

Por Maria Teresa Cruz, no Intercept Brasil: Há uma passagem na Bíblia que conta a história do dia em que Jesus expulsou os vendilhões do templo.  expressão se refere àqueles homens que usavam o espaço sagrado - feito para a manifestação da fé, para os ritos religiosos - para o comércio com o objetivo de enriquecer. Há um hiato de quase dois mil anos entre o episódio relatado no evangelho que teria ocorrido em Jerusalém e o que acontece atualmente no Brasil. Mas, notem, as semelhanças são escandalosas.
~www.seuguara.com.br/eleições 2024/vendilhões do templo/evangélicos/Intercept Brasil/

Do bilionário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, passando por Pastor Everaldo, envolvido até o último fio de cabelo em esquemas de corrupção, até o filho do líder da Deus é Amor, que usou o dízimo dos fiéis para comprar um imóvel: tudo isso você só leu aqui no Intercept.

Ah, sim, ia quase me esquecendo do ex-presidente da Assembleia de Deus de Sergipe, Virgínio de Carvalho, que multiplicou seu patrimônio em 5.800% em 10 anos com dinheiro dos fiéis, chegando aos R$ 5milhões. Ele ficou, digamos, incomodado com a reportagem.


Mas a gente não se intimida. Com nenhum deles. Nem mesmo com a Universal que tentou nos intimidar após a publicação de um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 33 bilhões em 4 anos. Na ocasião, repórter e editora tiveram que ir depor na Polícia Civil e o objetivo era um só: que se revelasse a fonte da denúncia. Resistimos de maneira firme e a vitória veio no mês passado. E se precisássemos faríamos absolutamente tudo de novo. 


A gente tem se dedicado a essa cobertura que se tornou nossa marca porque ela objetivamente investiga crimes praticados em nome da fé. Não há outra palavra senão canalhice. Eu acredito que qualquer pessoa que use a fé para enriquecer não merece outra coisa que não ser julgado e punido. 

E se você acha tudo isso um escândalo, lamento informar: só vai piorar. Além de enriquecer, vemos um crescente uso político da religião para a ocupação de cargos. Sim, é sobre as eleições municipais que estou falando, a porta de entrada na política para os que usam o nome de Deus em troca de votos. E o caminho natural dessa gente é ir conquistando mais poder e chegar a cargos de decisões que podem impactar o país inteiro.


E, olha, que eu nem vou comentar sobre o fundamentalismo religioso que persegue a comunidade LGTBQIA+ e defende toda e qualquer atrocidade em nome de um suposto Deus. Que Deus é esse?

Como bem disse as deputada federal Erika Hilton no mês passado, em Comissão no Congresso, expondo toda a hipocrisia dessa gente: "É fácil falar em nome de Deus para se eleger, eleger pai, filho, a irmã, a mãe. Difícil é aplicar os ensinamentos que estão na Bíblia". 


Passamos muito sufoco nos últimos anos com a ascensão do autoritarismo, da extrema direita, do bolsonarismo e se queremos participar dessa refundação do Brasil, a gente precisa - perdão usar novamente uma citação bíblica - separar o joio do trigo.

Agradecemos seu apoio para seguir investigando os vendilhões do templo da atualidade e queremos fazer um único pedido: para que você siga compartilhando muito o nosso conteúdo e nos ajude a conseguir novos apoiadores para essa jornada.

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger